31.8.07

Filmes - último visionamento


No original Ondskan, Cruel de Mikael Hafström conta a história de Erik. Expulso da sua escola pelo seu comportamento violento é matriculado num colégio interno onde os alunos mais velhos controlam os mais novos. Segue-se uma verdadeira luta pela sobrevivência num meio de constantes humilhações.

Já só falta o Dogville e não há paciência para ver o resto do Coffee and Cigarettes.

29.8.07

Clássico de Terror


Para ver um dia destes: Night of the Living Dead - o original a preto e branco de Romero.

27.8.07

Espelho meu, espelho meu...

Antes de adormecer a ver Coffee and Cigarettes de Jim Jarmusch tentava decidir quem é mais feio: Tom Waits ou Iggy Pop?

Filmes

Uma das personagens de Le goût des autres (O gosto dos outros) diz não ter a paciência suficiente para arranjar homem. Por seu lado, ao personagem principal de Les poupées russes (As bonecas russas) sobeja-lhe paciência para se envolver em romances. Ainda para ver: Evil (Cruel), Coffee and Cigarettes e Dogville.

Festa do Senhor Jesus dos Navegantes

Paço de Arcos não foge às tradições populares. Decorre entre 24 de Agosto e 2 de Setembro a Festa do Senhor Jesus dos Navegantes na nossa vila.

Ontem, por incrível que possa parecer, assisti pela primeira vez à Benção das Embarcações. Procissão que sai da Igreja de Paço de Arcos, atravessa o centro histórico até junto à Avenida Marginal e regressa à Igreja. Em tempos, disseram-me, atravessava-se a Marginal, para a Praia dos Pescadores e era aí feita a Benção pelo senhor padre.




24.8.07

Música no Blog - The Cinematics

Os escoceses The Cinematics irão rodar ali na barra lateral durante os próximos dias com o videoclip break.

19.8.07

It's the bloody Pet Shop Boys, sweetie

Descobri a faceta muito cómica dos Pet Shop Boys enquanto passeava pelo Oeste.


Ong plong kerplinky plong


Absolutely Fabulous - Pet Shop Boys

18.8.07

Passeio pelo Oeste: Óbidos

Por último, partilho as pouquíssimas fotos tiradas em Óbidos desta vez. A máquina ficou sem bateria quando entusiasmada fotografava o interior da Igreja Matriz. Era a única a tirar fotos sem flash tendo toda a gente ignorado o sinal de proibição à entrada. Os senhores visitantes a continuarem com este tipo de abusos conseguem apenas uma coisa: a degradação mais rápida de belíssimas obras de arte.




A linda vista sobre a Vila a partir do miradouro





Detalhe arquitectónico de uma das casas da vila




O interior da Igreja Matriz



Passeio pelo Oeste: Aljubarrota

Localizada no concelho de Alcobaça, Aljubarrota é palco anual de uma Feira Medieval, onde tive o prazer de comer uma refeição sentada num fardo de palha.




As tendas de campanha onde estavam guardadas as armaduras e outros pertences




O ferreiro




As oficinas dos artesãos





Os lenhadores




A tenda árabe, onde se dançou a dança do ventre




O campo dos torneios




Brites de Almeida empunhando a sua pá em cima do forno



16.8.07

Passeio pelo não tão Oeste: Santarém

Em Santarém - capital do gótico - percorremos parte do centro histórico da cidade: uma visita ao interior e exterior da Igreja de Santa Clara (em tempos convento), visita ao exterior da Igreja de S. Francisco que se encontra fechada segundo o que percebemos por se encontrar em fase de reconstrução e à Igreja do Seminário. Por último, visita à Fonte das Figueiras que se encontra em total abandono e decadência - até me doeu a alma.



Igreja de Santa Clara





Igreja de S. Francisco



Igreja do Seminário



Fonte das Figueiras


Passeio pelo Oeste: Leiria

Em Leiria fizémos uma rápida visita ao Castelo dado que o tempo disponível já não era muito. Ainda assim consegui algumas fotos para mais tarde recordar. Construído na primeira metade do século XII o castelo medieval de Leiria é um dos maiores pontos de interesse da cidade.



Vista sobre a cidade



O castelo






15.8.07

Passeio pelo Oeste: Batalha

Seguimos viagem para a Batalha e lá se encontrava majestoso o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, do qual eu tinha apenas difusas lembranças de passeios anteriores com a família. O gótico em todo o seu esplendor nos pórticos, colunas, arcos e rosáceas. Mandado construir por D João I para celebração da vitória da Batalha de Aljubarrota é património mundial e uma das 7 maravilhas de Portugal. É neste mosteiro que se conserva o núcleo mais importante de vitrais medievais portugueses.



Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha





Detalhes do pórtico principal




O interior






O claustro de D João





As Capelas Imperfeitas



14.8.07

Passeio pelo Oeste: Alcobaça

Banhada pelos rios Alcoa e Baça, Alcobaça foi elevada a cidade em 1995. Um dos ex-libris da cidade é o Mosteiro de Alcobaça, belíssimo monumento com características de arquitectura gótica construído entre os séculos XII e XVIII.



Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça






Os claustros e jardim





A cozinha











O dormitório


Música no Blog - The Mission UK

Já era tempo de mudar o videoclip da barra lateral. Desta vez a minha escolha recaíu sobre Like a Child Again, um clássico dos The Mission, e uma das minhas preferidas da banda. Embora considerado por muitos um videoclip estapafúrdio a mim parece-me que se adequa perfeitamente à jolly melody da canção em questão. Enjoy. :)

13.8.07

Fui ao Oeste e voltei!

Para mais logo as fotos do passeio por belas localidades de Portugal: Óbidos, Alcobaça, Batalha, Leiria, Aljubarrota e ainda uma rápida passagem, não tão a Oeste, por Santarém. Por agora fiquem-se com uma foto parcial das Capelas Imperfeitas do belíssimo Mosteiro da Batalha. Gothic Rules!