27.1.09

Tardes de cinema

Vi, interrompida pelas idas ao forno para espiar o bolo de laranja (uma estreia!) e telefonemas de uma colega da escola, o Véu Pintado com Edward Norton e Naomi Watts. Acabei por não ver o filme com grande atenção, mas não desgostei. É sempre bom ver o Ed Norton com aquela carinha de anjinho e menino bem comportado.

Há umas semanas vi A Praia com Leonardo DiCaprio e revi o excelente Colisão. Gostei bastante do primeiro. Robert Carlyle tem um papel pequeno mas brinda-nos com uma excelente interpretação como, aliás, já é seu hábito.

16.1.09

Será sol de pouca dura?

Pela primeira vez, em duas semanas, os pequenos de uma das turmas do 7.º ano não saíram um a um da sala de aula, após o toque de saída. A turma portou-se, de uma forma geral, de acordo com os parâmetros da normalidade escolar. Eles próprios se aperceberam da melhoria do comportamento e disseram satisfeitos que a aula estava a correr muito bem. Dei-lhes os parabéns e espero que seja para continuar. O mais certo, contudo, é ser um efeito efémero causado pela reunião da DT com os EE, mas dou-lhes o benefício da dúvida e aguardo, com alguma ansiedade, mas uma réstia de esperança, as aulas seguintes.

Esta semana redigi somente duas participações disciplinares e nenhuma da turma acima referida.

11.1.09

De volta à escola!

O regresso à escola após a pausa do Natal custou horrores. Só de pensar em voltar a estar no mesmo espaço que aquelas criancinhas todas bem mal-educadas alterou de tal forma o meu organismo que até tive perturbações do sono ao longo de toda a semana. É pena ainda ser tão jovem para a reforma...

Não escrevi nenhuma participação, não porque não tenham ocorrido situações para tal mas eu é que sinceramente resolvi poupar-me a mim mesma. Decidi relevar as situações mais tristes ocorridas dentro da sala de aula e passar à frente (dei uns berros e uns raspanetes, fiz umas ameaças, apeteceu-me distribuir tabefes, mas infelizmente não posso...) . Na próxima semana verificando-se as mesmas situações lá terei eu de voltar ao mesmo. Felizmente (e surpreendentemente) as aulas até decorreram na normalidade da anormalidade do mundo em que aqueles miúdos vivem e consegui cumprir planos de aula e alguns que não costumam fazer absolutamente nada nas aulas até trabalharam um bocadinho. Surpreendemente houve alguns que até levaram o manual escolar pela primeira vez este ano lectivo! Mas, enfim, é a tristeza de sempre, talvez apenas um pouco menos triste.

Numa nota mais positiva foi a vez de se ouvir o Nick Cave e a Kylie Minogue na aula do 2º ano dos Assistentes Dentários com Where the Wild Roses Grow. Eles foram bastante receptivos à canção e até me pediram para a tocar (duas vezes!) no dia seguinte depois de corrigidos os exercícios do Past Simple da respectiva ficha com a letra da canção. Daqui a uns dias ouvir-se-ão os Linkin Park com Numb e na escola com o 10º ano, ainda esta semana, vamos ouvir os Maroon 5. Há manuais de Inglês com várias actividades bem interessantes com canções. Umas adapto, outras uso-as tal e qual como são apresentadas nos livros.

4.1.09

Sputnik Sweetheart - excerto

And it came to me then that we were wonderful travelling companions, but in the end no more than lonely lumps of metal on their own separate orbits. From far off they look like beautiful shooting stars, but in reality they're nothing more than prisons, where each of us is locked up alone, going nowhere. When the orbits of these two satellites of ours happened to cross paths, we could be together. Maybe even open out hearts to each other. But that was only for the briefest moment. In the next instant we'd be in absolute solitude. Until we burned up and became nothing.

Sputnik Sweetheart - Haruki Murakami

1.1.09

Ano novo, equipamento novo

Inicio o novo ano com perspectivas absolutamente fúteis e materialistas. Assim sendo pretendo adquirir ainda este ano um Asus EEE PC 901 (em preto, claro) e um novo telemóvel: o Nokia 5310 Xpress Music ou o Nokia 3110. Por isso, brevemente, vou aos "saldos"!

FELIZ 2009!