29.6.09

Desabafo

Uma pessoa vai ao médico e depois nunca mais se vê livre de exames e análises. Que neura!

Histeria Global

Não poderia concordar mais com Chávez nos seus comentários à morte de Michael Jackson ao concluir "O capitalismo é isto". E de facto é. Após a morte do cantor as televisões lançaram-se em maratonas ininterruptas de notícias, documentários e videoclips; as vendas dos discos dispararam. Há que lamentar a morte do homem, sem dúvida. Afinal de contas só tinha 50 anos, mas toda esta histeria em volta da morte de Jackson exaspera-me de tal forma que quase fico com urticária. Que se lamente a morte de homens como Kennedy, Luther King e Gandhi a nível global é algo que consigo compreender e são mortes que também eu "sinto" porque com esses homens perdeu-se também um pouco a esperança, perdeu-se um pouco a humanidade (e como andamos necessitados de uma e de outra). Mas todo este aparato assemelha-se mais a um circo. É fútil. E é lamentável que as pessoas se deixem levar.

Só de pensar no que as editoras e a família Jackson ainda vão facturar...

28.6.09

Pronto!

O quase já está! O Portefólio está concluído e a ficha de auto-avaliação está preenchida (afinal na ficha de desempenho os pontos sobre o insucesso/sucesso dos alunos e o do abandono escolar encontram-se trancados exactamente por não fazerem parte dos itens a serem avaliados este ano). Posso agora lançar-me ao trabalho que me irá ocupar durante as semanas seguintes. Não tenho grande vontade, mas tem de ser feito!

Ainda aproveitei um bocadinho de tarde para pôr papéis em ordem: resmas de papel foram para o caixote da reciclagem, as restantes foram devidamente arquivadas. Ainda tenho aqui uma pilha: testes de avaliação dos meninos que deixaram de ir às aulas (mas que por um mero acaso tinham aparecido na aula em dia de teste), materiais facultados por uma das minhas colegas e fichas de auto-avaliação das crianças. Mais uns dias e dou-lhes rumo...

Na era das Novas Tecnologias da Informação não deixa de ser impressionante a quantidade de papel que uma pessoa acumula.

26.6.09

Já só falta o quase

Hoje foi dia de folga pelo que abundou a disponibilidade para me dedicar ao meu Portefólio e ao preenchimento da ficha de auto-avaliação. Está quase tudo pronto. Só falta mesmo o quase. Espero segunda ou terça-feira entregar tudo na escola.

Os Relatórios Finais que sempre fiz no final do ano lectivo eram tão completos quanto o que estou de momento a desenvolver com o Portefólio + ficha de auto-avaliação, só não necessitava de lhes anexar tantos kgs de papel. Hoje em dia é necessário mostrar as evidências, daí pedirem-se fichas disto e daquilo e mais grelhas disto e daqueloutro. Há colegas absolutamente histéricos com as evidências que até andam a incluir fotocópias do Registo Biográfico (documento existente no processo de cada professor e actualizado no final de cada ano lectivo) nos Portefólios! É a histeria global. Eu não paro de olhar para o dossier vermelho em cima da secretária e pensar nas folhas que ainda poderei retirar dali por só estarem na realidade a ocupar espaço (tenho o fim-de-semana para fazê-lo!).

Resumindo, parece que vou ter um fim-de-semana mais ou menos calmo. Começarei muito provavelmente a pensar nos conteúdos programáticos da turma de 3º ano dos Assistentes Dentários e na preparação das primeiras aulas. Em qualquer altura da próxima semana terei a confirmação relativa ao curso intensivo de Inglês e depois é deitar mãos à obra e preparar os objectivos e actividades.

Das Schützenfest

Quem tem a edição limitada do CD King for a Day Fool for a Life Time possui um CD bónus onde pode encontrar Das Schützenfest. Na altura em que comprei o meu CD não comprei essa edição limitada, mas anos mais tarde a N. ofereceu-me o CD bónus, que possui alguma raridades absolutamente preciosas incluindo esta faixa, cuja origem desconheço por completo. Há quem diga que existe uma letra no original em Inglês bastante mais compreensível do que esta. Porque em relação a esta, na verdade, só se consegue adivinhar com muita imaginação o que raio o Mike Patton está a cantar. É um fartar de rir, vale a pena ouvir.



Das Schützenfest - Faith No More

24.6.09

Isto não tem fim...

Ando às voltas com a ficha de auto-avaliação. Dos 15 itens, 3 já estão preenchidos após ponderada reflexão. Não percebo porque razão na dita ficha devo referir a forma como me avalio face ao abandono e ao insucesso escolar quando não foram sequer estabelecidos objectivos individuais para esses itens dado que os mesmos não constariam da versão simplificada da avaliação de desempenho. Existe também pelo menos uma gralha na ficha (...Identifique sumariamente as instrumentos que utilizou...)...

Isto e a conclusão do Portefólio ainda me vão ocupar nos próximos dias. Calha bem não ir namorar no fim-de-semana - mais tempo livre fica para concluir tudo isto em condições (pelo menos assim espero).

Dei hoje conta que o meu merecido descanso só virá efectivamente em Agosto. Surgiu a proposta de dar um curso intensivo de Inglês de uma semana no centro de estudos onde tenho colaborado nos últimos 10 anos (felizmente será só da parte da manhã) e o novo ano lectivo de uma das turmas dos Assistentes Dentários começou esta semana; já tenho aulas agendadas para o final da próxima.

Não vejo hora de arquivar papéis, guardar livros nas estantes, respirar e apreciar momentos de puro ócio.

A ficha de auto-avaliação

Afinal há ficha!

Avaliação de Desempenho

A ficha de auto-avaliação ainda não está disponibilizada na DGRHE mas a entrega do Portefólio, onde deve constar a dita ficha devidamente preenchida, tem como prazo a próxima terça-feira. Seria bom ter a oportunidade de preenchê-la com calma e reflectidamente dado que se trata de um elemento chave da minha avaliação de desempenho. Haverá ficha, não haverá ficha? The plot thickens!

23.6.09

Evidence


Caso não morra até lá, estarei dia 16 de Agosto a pular ao som dos Faith No More no Festival Sziget na Hungria. Naturalmente tudo tem um preço. Serei escrava para o resto da minha vida daquele a quem vou obrigar a ir a um festival no qual também tocam os Offspring. :D

Dos Faith No More só tenho recordações maravilhosas: o excelente concerto de Alvalade no qual fizeram a primeira parte (+ os Soundgarden) dos Guns'n'Roses e o inesquecível concerto no Campo Pequeno em que eles próprios eram os cabeça de cartaz (isto lá para os finais dos anos 80 e inícios de 90). Uma energia sem igual! Mr Mike Patton, vai ser um enorme prazer revê-lo!

D. obrigada por teres comprado os bilhetes para nós. :)

22.6.09

Quizzes: o caminho para o auto-conhecimento

O hobby do momento é fazer quizzes no Facebook. Descobri que deveria viver na China, que a minha casa de sonho é de estilo vitoriano, que sou na verdade de nacionalidade francesa e que ainda irei terei 11 parceiros sexuais. Tudo isto eu desconhecia e agradeço encarecidamente ao Facebook esta descoberta sobre a minha pessoa. :D

21.6.09

Os Concertos do Ano

Este ano os Depeche Mode tocam a 11 de Julho no Porto (é pena, se os meninos viessem ao Optimus Alive eu já tinha o bilhete na mão há muito tempo...); os Faith No More vão ao Sudoeste (mas na altura estou na Hungria; contudo, espero vê-los lá no dia 16 de Agosto no Festival Sziget) os Rammstein tocam a 8 de Novembro no Pavilhão Atlântico e (descobri há minutos) os Muse a 29 de Novembro também no Pavilhão Atlântico (infelizmente ambos calham a um domingo... vou pensar no assunto).

Sziget Fesztivál



Existe a forte possibilidade de ver os Faith No More ao vivo na Hungria em Agosto. :)

20.6.09

See the stars they're shining bright tonight


Dei por iniciadas as celebrações oficiais do final das aulas ainda ontem. O programa consistiu no visionamento da Devotional Tour e de One night in Paris dos Depeche Mode. Segue-se um fim-de-semana com muito descanso: uma ida ao pub, visionamento de filmes estúpidos e séries parvas, audição de muita música e, havendo vontade, a leitura de mais umas páginas de Se numa Noite de Inverno um viajante.

19.6.09

O Adeus - parte 2

Adeus e até NUNCA!!!

A plenitude.
A tranquilidade.
A sanidade.

A felicidade suprema!

Nem as constantes perguntas sobre se ficaria com eles no próximo ano lectivo me comoveram. Anos houve em que fiquei com muita pena de deixar os alunos, de não os acompanhar pelo menos mais um ano lectivo para os ver crescer e estreitar com eles a relação de empatia que muitas vezes surge entre alunos e professores. Este ano não. Não sinto pesar por deixar aqueles alunos, nem por deixar aquela escola.

Foi um ano de muito trabalho e muito poucas compensações. Foi um ano de constantes conflitos e stress. Agora mereço descanso.

O programa das festas que se segue é (quase) o de costume: reuniões de avaliação na próxima semana. Fiz apenas uma suplência de exames hoje e até ao final da 1ª fase não tenho mais vigilâncias nem suplências. Mas como boa funcionária que pretendo parecer ofereci-me como (última) suplente para a mesa eleitoral do Conselho Geral da escola.

18.6.09

O Adeus - parte 1

O alívio! A felicidade!

Da turma-maravilha já me livrei!

Na terça-feira pediram-me para vermos um filme na última aula. Eu acedi. Um disse que ia levar o Scarface e outro ia levar um filme qualquer que para ele era uma grande lição de vida. Eu, sabendo muito bem o tipo de alunos que tenho, meti o DVD dos Linkin Park ao vivo no Texas dentro da mala e foi isso que viram hoje, depois de preenchidas as fichas de auto-avaliação e depois de terem lido as cartas sobre as expectativas que escreveram no início do ano lectivo para fazermos o balanço deste ano, para mim, perfeitamente horrendo - o DVD do Scarface estava cansado e não compareceu e o outro filme e aluno também não.

Fica a certeza de ter tentado, por todos os meios ao meu alcance, incutir regras e valores a estes alunos, de lhes fazer crer que a educação, a formação e a escola são importantes. Fica a certeza das minhas tentativas frustradas de tentar chegar a miúdos que se estão literalmente nas tintas para tudo, até para eles próprios. Só me resta desfrutar da felicidade destes últimos dias de aulas. Adeus frustração, adeus stress, adeus pressões, adeus dores de cabeça, adeus criancinhas mal-educadas, adeus conflitos. Meu querido coração, o que ele agradece. Para o ano há mais e espero na altura estar completamente restabelecida.

E para celebrar a ocasião aqui ficam os Bay City Rollers com Bye Bye Baby!



17.6.09

O meu Portefólio

Agora que tenho mais tempo livre tenho-me dedicado à elaboração do meu Portefólio da Prática Lectiva. Em certa medida o trabalho a desenvolver neste processo/documento/registo é o que já efectuava no final de cada ano lectivo com o Relatório Final, mas a complexidade é acrescida por todos os parâmetros, itens e descritores que são contemplados na Avaliação de Desempenho. Iniciei a organização do meu Portefólio há coisa de um mês e ainda está longe de estar concluído: faltam-me uma série de análises e reflexões que deixei deliberadamente para o final (e não sei se não me arrependerei de tal decisão).

Uma amiga minha e colega de profissão não terá de apresentar Portefólio na escola onde lecciona, outra tem de incluir alguns elementos como sumários e planos de aulas (que não foram pedidos na minha escola); outra não tem qualquer ideia do que deve constar do seu Portefólio. Resumindo, cada direcção de escola resolveu interpretar a lei de forma diversa. Isto significa que no próximo ano poderei ter de fazer algo completamente diferente. O que me aborrece é sermos todos avaliados em pé de igualdade quando na verdade o trabalho desenvolvido, as circunstâncias e os contextos são bem diversos.

16.6.09

Fim de tarde


Quase todas as tardes findam com um passeio com este cenário. Faz bem às pernas e à alma.

15.6.09

Jantar

No sábado cozinharam para mim. :))))

Foto retirada daqui

Irresponsabilidades

Os melhores momentos da 5ª Dimensão em início de semana:

- Ó stôra, trouxe o meu Portefólio!
- Ah, sim!? Muito bem! O prazo para entrega de Portefólios era sexta-feira...

- Ó stôra, vou ter negativa?
- Hoje é dia de avaliação?
- Não.
- Então fica a saber no dia em que falarmos sobre as avaliações.


- Ó stôra e o meu Portefólio?
- Entregou-o?
- Não.
- Fê-lo?
- Também não.


- Sabe que faltou à Prova de Recuperação na sexta-feira passada?
- Sexta-feira? Ah, não pude vir. Não estava cá.
- Ah sim!? Espero então que os seus pais tenham recebido o papelinho com os objectivos e data da prova.
- Ah! Isso entrego sempre!
- Então a irresponsabilidade não é só sua... é genética, pelos vistos.


Há miúdos literalmente abandonados pelos pais e deixados à sua sorte. Pensam estes pais que o facto de as escolas passarem a estar abertas 12 horas por dia venha a resolver-lhes a vida. São estes pais que se esquecem do seu papel fundamental na educação e formação dos seus filhos; do tempo precioso que deveriam passar com eles, dos valores que lhes deveriam transmitir, do acompanhamento constante que lhes deveriam prestar. Porque essa sim é a responsabilidade de quem tem filhos.

14.6.09

Praia dos Pescadores

Quem viaja pela marginal é recebido à entrada de Paço d'Arcos pela Praia dos Pescadores.







Outros pontos de interesse da vila podem ser aqui encontrados.

9.6.09

Os Portefólios

Resolvi tratar bem de mim e (da colheita de 10 + 5) só trouxe 2 para casa. Os restantes foram todos vistos e avaliados na escola depois das aulas e guardados secretamente no cacifo. Alguns meninos que não entregaram Portefólio em nenhum outro momento ao longo do ano lectivo acharam por bem levar em consideração as minhas recomendações e entregaram-no. Outros optaram pela coerência absoluta (se não apresentaram Portefólio no 1º, nem no 2º período não tinham nada de o apresentar no 3º período. Ponto final!) E eu agradeço porque é menos trabalho que me calha, a bem dizer. E significa isto que terei mais tempo de descanso nestes dois dias de feriado que se avizinham.

No geral, posso afirmar que até me encontro satisfeita pois os Portefólios vistos e avaliados até à data estão todos positivos, havendo uns quantos muito bons. As fichas de trabalho estão lá, os testes e respectivas correções também, a ficha do horário escolar, na sua maioria, foi também incluída; há uns quantos que explicam as razões pelas quais incluem estes ou aqueles materiais. Uns fazem conclusões reflectindo sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo na disciplina de Inglês. Alguns incluem também as suas escolhas pessoais: letras de canções, anedotas, entrevistas e fotos de músicos e actores. Os mais criativos desenharam letras e imagens em folhas que serviram como separadores.

Espero, depois de tanta insistência da minha parte para a elaboração do Portefólio, que as crianças percebam por fim que ficam com um documento que lhes permitirá avaliar a sua progressão na aprendizagem do Inglês e que no próximo ano poderão recorrer a esse mesmo documento caso necessitem de consultar e rever alguma matéria.

Mas foi duro, muito duro.

Fico agora com mais disponibilidade para continuar a construção do meu próprio Portefólio.

8.6.09

Oeiras fez 250 anos

Para celebrar os 250 anos de elevação de Oeiras a Vila e Concelho a Câmara de Oeiras desenvolverá uma série de eventos ao longo do ano de 2009. No passado dia 6 houve um cortejo com coches que saíu do Palácio dos Arcos em Paço d'Arcos com destino ao largo da Igreja de Oeiras. Foi possível vislumbrar as perucas de D. José, Dona Mariana Vitória e do Conde de Oeiras (também Marquês de Pombal).

O povo não permitiu ver nada em condições. Há gente muito histérica no nosso país e com falta de civismo (até tremo só de pensar nos meus alunos na idade adulta...)... mas ainda assim consegui umas snapshots do evento.


Os coches e...

...os cavalos


A carroça dos bois.


As celebridades da época.



As damas e os papparazzi.


A nobreza e a plebe.

Testes Finais - parte 3

Na turma-semi-maravilha registaram-se 4 classificações negativas em 19 testes. Faltaram 5. Nenhum resolveu, desta vez, fazer o teste a lápis e só tive de emprestar uma caneta! Mais um período de aulas e estes alunos passariam a ser normais.

Recebi alguns Portefólios (nem os contei, mas serão à volta de uns 8 ou 10). Amanhã devo receber uns 4 da turma-maravilha. Será o meu divertimento para os dias de feriado.

No fim-de-semana conto ter as avaliações de 3º período concluídas.

Estou em ânsias de largar aquelas turmas!

7.6.09

Aventura Marítima

O melhor em imagem do fantástico passeio de ontem.

O cais do Porto de Recreio de Oeiras, ponto de partida da nossa aventura.

O barco de recreio que nos iria levar numa aventura marítima com boa ondulação.

À saída do Porto de Recreio.

O Farol do Bugio. O mar naquele ponto encontrava-se bastante picado.

Paço d'Arcos. O Palácio dos Arcos e o Instituto de Socorros a Náufragos.

O Forte de São João das Maias (das várias fotos tiradas aos Fortes de São Julião da Barra, de São Bruno e da Giribita esta foi a que ficou em melhores condições).

O regresso ao Porto de Recreio. Mas com muita vontade de dar mais uma voltinha.

Testes Finais - parte 2

Na turma-maravilha há a registar 4 classificações negativas em 13 testes. Nada mau. Contudo, se contabilizarmos os zeros dos que faltaram à prova de avaliação passamos a ter um total de 16 classificações negativas. (Neste momento a turma encontra-se com 24 alunos + 1...)

A turma-semi-maravilha brinda-me amanhã com toda a sua sapiência e comportamento exemplar... I wish!

5.6.09

Mais pontos de interesse

Szentendre

Foto retirada daqui


E porque o professor não vive só de Provas de Recuperação, Testes de Avaliação e Participações Disciplinares dediquei-me ontem a estabelecer via msn mais alguns planos para a viagem à Hungria. A D já tinha referido Szentendre, uma cidade a norte do Danúbio onde a influência sérvia é, de acordo com os sites consultados, muito acentuada. Em Szentendre poderemos ver uma skanzen, ou seja, uma reprodução da vida rústica húngara.

Os mais interessados podem clicar aqui e aqui.

4.6.09

Testes Finais - parte 1

Em 24 alunos 13 compareceram à aula de hoje para fazer teste. 2 chegaram atrasados. Uns poucos não sabiam que tinham teste de avaliação. Isto depois de eu, na aula de 3ªfeira, ter registado no quadro os objectivos para o teste que relembrei seria hoje. 7 têm Prova de Recuperação para fazer na próxima semana; consegui avisar 4 da data e objectivos da prova.
Não me posso queixar de monotonia, isso não! Mas que me encontro efectivamente num plano dimensional diferente dos restantes mortais, não restam dúvidas!
Dentro de duas semanas livro-me deles! HOORAY!
Can't wait!

3.6.09

A leitura em voz alta

Ouvir alguém ler em voz alta é muito diferente de ler em silêncio. Quando se lê, pode-se fazer paragens ou saltar as frases: do tempo decidimos nós. Quando é outro a ler é difícil fazer coincidir a nossa atenção com o tempo da sua leitura: a voz ou segue muito rápida ou muito lenta.
E ouvir alguém que vai traduzindo de outra língua implica um flutuar de hesitações em volta das palavras, uma margem de indeterminação e provisoriedade. O texto, que quando somos nós a lê-lo é uma coisa que está presente, com a qual somos obrigados a deparar-nos, quando nos é traduzido oralmente é qualquer coisa que está e não está, que não se consegue tocar.


in Se numa noite de inverno um viajante, Italo Calvino

2.6.09

Dias literários

A juntar à leitura das normas de instruções para realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas de exames nacionais do ensino básico e secundário ando a deliciar-me literalmente com Se Numa Noite de Inverno um Viajante de Italo Calvino, do qual já li em tempos o não menos delicioso O Visconde Cortado ao Meio.

Há ali uma série de livros à espera de serem lidos. O de Andric voltou para a prateleira, não porque não me tenha despertado o interesse, mas apenas porque se trata de um livro que pretendo ler com mais atenção do que a que lhe posso disponibilizar agora. Não que não esteja a prestar atenção ao livro de Calvino, mas trata-se de uma leitura diferente. Calvino brinca com a linguagem como só um mestre de letras se atreve a fazê-lo, constrói e desconstrói e reconstrói a noção de romance de forma surpreendentemente original.

Na realidade pretendia ler O Barão Trepador e/ou O Cavaleiro Inexistente, pois são estes dois que formam em conjunto com O Visconde Cortado ao Meio a trilogia "Os Nossos Antepassados" e há anos que ando curiosa para os ler, mas deparei-me com uma cópia a bom preço de Se Numa Noite de Inverno um Viajante e não hesitei.

E tenho aproveitado também para folhear as páginas dos guias de viagem de Budapeste e Viena para me preparar adequadamente para a viagem.

1.6.09

Estatísticas de ficha formativa - parte 2

Na turma-semi-maravilha em 24 alunos 19 fizeram a ficha de avaliação. Desses 19 há apenas 4 classificações negativas. Nenhum entregou a ficha a lápis, mas um por não ter caneta ia guardar a ficha em branco no caderno (isto depois de eu ter distribuído pelo menos duas das minhas canetas aos que não tinham). Ás vezes só me dá vontade de distribuir tabefes...

Seguem-se dentro de dias os testes finais.