Este tem sido um ano intenso de trabalho e que tem resultado numa enorme satisfação pessoal e profissional. Tal se deve também à experiência da direção de turma. Com o ano letivo quase no final (as aulas com as turmas dos cursos profissionais e de educação ainda estão a decorrer) resolvi fazer uma atividade com a minha direção de turma que espero possa vir a colher frutos no futuro próximo dado que o curso durará mais dois anos.
Inspirada no livro de Elsa Punset lancei o desafio aos meus alunos: pensarem numa característica positiva (obrigatoriamente positiva) em relação a cada um dos colegas e fazerem esse registo na tabela por mim fornecida. Recolhi as folhas e em casa compilei a informação resultando numa listagem de características positivas para cada um deles; imprimi individualmente e na próxima aula cada um receberá uma lista com os aspetos positivos indicados pelos seus pares.
Numa turma onde surgiram, ao longo do ano letivo, vários conflitos entre os alunos este exercício pretende ajudá-los a deterem-se nos aspetos mais positivos das personalidades de cada um e esperançosamente a resolver conflitos ainda latentes, torná-los mais tolerantes e flexíveis e quem sabe até estimular algumas relações de amizade. O futuro dirá se o exercício levado a cabo por eles na última aula terá algum proveito.