28.8.13

Festas do Senhor Jesus dos Navegantes

As Festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes em Paço d'Arcos decorrem de 23 de Agosto a 1 de Setembro. No dia 25 assisti pela terceira vez à procissão do Senhor Jesus dos Navegantes e à Benção das Naus na Praia Velha de Paço d'Arcos à qual sempre chamei a Praia dos Pescadores. A imagem do Senhor Jesus dos Navegantes é levada na sexta-feira, dia que marca o início das Festas, da Capela do Senhor Jesus dos Navegantes para a Igreja de Paço d'Arcos. No domingo é carregada pelos bombeiros voluntários de Paço d'arcos da Igreja até junto à Avenida Marginal junto ao Instituto de Socorros a Naufrágos onde se localiza também a já referida Praia Velha de Paço d'Arcos. No final os andores são carregados de volta à Igreja. São muitas ainda as pessoas que fazem questão em acompanhar esta procissão na freguesia.








7.8.13

to-do list

As minhas férias terminam sexta-feira, 9 de Agosto, que marca o fim do meu contrato. Segue-se a situação de desemprego até nova colocação. Em conversa com uma amiga há tempos concluímos que em termos de colocação o ano lectivo que se segue será idêntico a este anterior para professores contratados na nossa situação. Mas a partir daí tudo será uma grande incógnita e estamos receosos em relação ao que o Ministério da Educação se está a preparar para fazer: a aplicação da Prova de Acesso à Carreira Docente a professores contratados com 5, 10, 15 e 20 anos de serviço. Esta ideia foi dada a conhecer em 2007 quando o PS se encontrava no poder e foi na altura rejeitada pelo PSD na oposição. Pelo absurdo que é sempre achei que iria ser posta de parte mas convém estarmos preparados para o que aí vem porque cada vez mais se torna real. E vai ser mau. Contudo, não serve de nada entrar em histeria pois esta nada resolverá. Um dia de cada vez e logo se verá. Afinal de contas, há sempre uma solução. Nem sempre é a solução desejada mas não deixa de ser uma solução. 

De todo o modo, apesar destes tempos menos simpáticos, a minha to-do list é a que se segue; encaremo-la como uma forma de contrariar o negativo!