7.2.07

Professorices II

Os testes de duas turmas estão corrigidos. Os resultados são muito bons no geral; numa não há negativas e na outra há 4 ou 5. Houve um 100% e tudo (mais do que esperado porque a aluna é metade inglesa). A outra turma faz teste na 6ª - tratando-se da turma mais fraca, que tenho a meu cargo, espero também resultados menos bons mas não desastrosos.

Tendo em anos anteriores feito testes de avaliação diferenciados de turma para turma, ou até mesmo na mesma turma, começo agora a ter uma maior sensibilidade para a avaliação diferenciada (testes, fichas ou outras actividades feitas dentro ou fora da sala de aula) tendo em vista o grupo-turma a ser avaliado. Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais experimentei desta vez substituir o exercício de True/False de compreensão de texto por um de Multiple-choice com resultados vantajosos para o aluno em questão. Sublinhar ou colocar a negrito palavras-chave das instruções no enunciado também ajudaram o aluno a perceber melhor o que era pedido. No fundo limitei-me a seguir as sugestões e orientações da colega da Educação Especial para esses alunos.

O próximo passo é elaborar também algumas fichas de avaliação diferenciadas para os meninos com Planos de Recuperação (esses, sim, podem ser uma verdadeira dor de cabeça) e arranjar-lhes tarefas de remediação. A verificação de caderno é um dos pontos nos quais insisto e surpresa das surpresas (NOT!) há quem tenha perdido o caderno ou esquecido no carro exactamente no dia em que a professora o pede para verificar se as lições estão em dia- mistérios da vida de um estudante...

2 comments:

Precious said...

Detecto uma pinga de orgulho pelos teus meninos?

Maria Felgueiras said...

Sim :) Eles são de facto óptimos.:)