Budapeste, a Paris da Europa Central na qual ainda encontramos marcas do regime comunista assim como marcas profundas da guerra e da revolta de 1956... Budapeste, cujas pontes sobre o Danúbio foram destruídas na Segunda Guerra Mundial, é uma cidade majestosa. Não temos outra opção senão deixarmo-nos seduzir pela sua beleza.
Seguem-se algumas fotos de alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade.
Seguem-se algumas fotos de alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade.
Monumento da Liberdade - este monumento foi erguido após a libertação da cidade pelas tropas russas em 1945. Tendo perdido o cariz político de outrora hoje em dia é um símbolo da cidade.
Parlamento - com base no de Londres possui contudo uma identidade muito própria. Na sala da cúpula que possui 96 metros de altura encontram-se ao centro a coroa de Santo Estevão, a espada, o ceptro e a maçã.
São Geraldo com a sua cruz olhando a cidade da Colina.
Ponte da Liberdade - bem mais bonita ao vivo do que nas fotos. Do lado de Peste vai dar ao Grande Mercado Central.
Ponte Isabel - a única ponte do Danúbio sem pilares. Conta-se que os húngaros não queriam que a Sissi molhasse os pés.
Ponte Margarida - dá-nos acesso à idílica ilha Margarida, para onde foi enviada, aos nove anos de idade, a filha do rei Béla IV que a prometera a Deus caso se conseguissem ver livres dos turcos.
Ponte das Correntes - a primeira ponte permanente sobre o Danúbio.
Praça dos Heróis - no topo da coluna de 96 metros encontra-se o Arcanjo Gabriel. Na base da coluna encontram-se representados os 7 chefes políticos das tribos húngaras. Nas estátuas encontram-se as figuras de várias personalidades políticas húngaras, entre elas o rei Santo Estevão, São Ladislau e o rei Matias (o único que não é santo). Nas estátuas do topo temos representações do bem-estar e trabalho, guerra, paz e artes e ciências. Este monumento foi construído para a celebração dos 1000 anos da chegada dos húngaros à bacia dos Cárpatos. Estava agendada uma manifestação da extrema-direita para o dia 15 que iria decorrer de princípio neste local. Felizmente foi proibida pelo Parlamento.
Igreja Matias - que se encontrava na altura da minha visita em fase de restauro e limpeza foi o local onde todos os reis húngaros foram coroados à excepção, curiosamente, do rei Matias. Deitei florins nas grades que se encontram no chão da igreja para regressar à Hungria!
4 comments:
Parece-me que aprovaste Budapeste :D
E as tuas fotos trouxeram-me recordações agradáveis de um dos destinos que mais apreciei.
Está mais do que aprovada! Eu apaixonei-me por completo pela cidade! :D
Sinto que já conheço um pouco a cidade, graças às tuas fotos e à excelente descrição.
Noiva, quando tiveres oportunidade visita Budapeste. Não ficarás desiludida!
Graças à minha amiga D consegui recolher uma série de informação para partilhar aqui no blog com o pessoal que gosta de andar de mochilas às costas a conhecer o mundo!
Post a Comment