23.8.09

A norte de Budapeste

Num dos dois sábados passados na Hungria o passeio levou-nos a localidades a norte de Budapeste. A primeira paragem foi em Esztergom para admirar a imponente basílica, a maior da Hungria. Após uma subida cansativa à cúpula, que mede 96 metros de altura, depressa esqueci as pernas doridas perante a beleza da paisagem: montes verdes e o Danúbio compunham o cenário. Do outro lado do Danúbio a Eslováquia. Visitámos também o museu, repleto de peças belíssimas (cruzes, anéis, coroas, mantos, etc) e tétricas (as relíquias de vários santos, i.e. dedos e afins!). Tivémos tempo para um curto passeio num comboio turístico que atravessou a ponte Mária Valéria em direcção à Eslováquia onde estivémos por breves momentos a admirar a basílica.

Justify Full
Fachada principal da basílica de Esztergom.


Vista magnífica. Quase a chegar à cúpula!


A ponte Mária Valéria ligando a Hungria à Eslováquia.

De seguida pusemo-nos a caminho de Visegrád para visitarmos o castelo e a cidadela e admirarmos daí a curva do Danúbio. No castelo visitámos as várias salas de exposições e o Panoptikum, que é como quem diz o museu de cera. Admirámos longamente a paisagem em perfeito êxtase e depois pusemo-nos a caminho de mais uma etapa do nosso passeio: as skanzen!


Entrada para a cidadela.


Vista do castelo para o Danúbio.



O Panoptikum.

Já anteriormente mencionadas aqui na Dimensão as skanzen são representações da vida rústica húngara. O espaço é imenso e em vários pontos observámos a construção de novas casas. Efectuámos o percurso de comboio e depois a pé. A visita não deu para tudo, mas ainda assim espreitámos várias casas, a oficina do curtidor do couro, a casa dos tecidos, vários fornos, o moinho e a igreja luterana.


O comboio.


Aglomerado de casas.


Interior de uma das casas.


Casa dos tecidos. Primeiro são tingidos de azul e só depois são feitos os padrões a branco.


A oficina do curtidor do couro.


O moinho.

E, por último, e já derreados, fomos lanchar ao centro da bonita e acolhedora Szentendre. Escolhemos a Szamos cukrászda (da qual fiquei fã logo no primeiro dia, pois foi aí que degustei uma deliciosa fatia de dobos torta). Forças recuperadas e fomos explorar as ruas da cidade, parando durante algum tempo num largo para assistir a um espectáculo de folclore com danças e cantares tradicionais (que, segundo me foi explicado, ainda são costume hoje em dia nos casamentos).


Espectáculo de folclore em Szentendre.


Torre de uma das muitas igrejas de Szentendre.


O Danúbio ao entardecer.


Ao fim do dia houve tempo de sobra para tirar fotos a fazer figurinhas tristes junto ao Danúbio! Mas essas não as coloco aqui!

3 comments:

Precious said...

Eu voto pela publicação das figuras tristes, quem está comigo? ;)
Amanhã, darei para esse peditório no meu blog.

Noiva Judia said...

Eu, eu! Queremos figuras tristes! :)

Maria Felgueiras said...

LOL! Vou pensar no vosso caso! :D