21.8.09

O Castelo Vajdahunyad

Um dos locais mais aprazíveis de Budapeste é Városliget. Uma zona imensa de espaços verdes onde vamos encontrar o castelo Vajdahunyad. O castelo onde estão misturados três estilos arquitectónicos diferentes (românico, gótico e barroco) alberga o Museu da Agricultura (que não visitei), a Capela Ják e possui um extenso parque com um lago. Aqui também encontramos a estátua do Anónimo (ou Desconhecido), o escrivão da corte do rei Béla III que tão ocupado andava a escrever sobre a vida na corte que se esqueceu de assinar os seus textos, pelo que se desconhecem o seu nome e origem.

Encontram-se nas imediações do castelo várias mulheres a venderem panos e toalhas bordados típicos da Hungria e Transilvânia. Todas afirmam fazer com as suas próprias mãos os belos panos e toalhas e nós fazemos que acreditamos. Por que não?

Foi infelizmente um dos locais da cidade onde encontrei mais lixo (nomeadamente garrafas de plástico a boiar no lago) o que me surpreendeu pois minutos antes tinha eu elogiado a cidade por se apresentar tão limpa e cuidada. De todo o modo é um local que vale a pena visitar.













Nos arredores de Városliget existem muitos outros pontos de interesse: O Museu de Belas Artes (onde passei uma bela tarde pasmada perante a extensa colecção de arte sacra e medieval), o Palácio da Arte Mücsarnok, e entre os dois fica "encaixada" a belíssima Praça dos Heróis, o Jardim Zoológico e os Banhos Széchenyi (onde tive imensa pena de não ir, mas devido a impedimentos de última hora tivémos de alterar os planos).

3 comments:

Precious said...

Ah, capela Jak, onde eu fiz figurinha triste, montando um animal de pedra da entrada (e tenho provas fotográficas de tal facto)... Nada que não tornasse a fazer hoje enfim ;)

Maria Felgueiras said...

Já isso me esqueci eu de fazer! Mas figurinhas tristes no metro não faltaram!:D

Noiva Judia said...

Figuras tristes são imprescindíveis em qualquer viagem. Divertem-nos a nós, aos nativos e servem para mais tarde recordar ;)

Mais uma vez, lindas fotos.