30.7.10

Férias!

As minhas férias começaram hoje pelas 12h20. Resta-me fazer um breve balanço de um ano lectivo muito positivo, embora trabalhoso. Gostei da escola e dos colegas. Gostei dos alunos na sua maioria. Senti que o trabalho desenvolvido teve feedback positivo quer por parte de alunos quer por parte de colegas.

Seguem-se semanas de algum descanso e tempo livre para estar com os amigos e para namorar. As festas iniciam-se em Vilar Formoso para assistir a um casamento. Os planos passam ainda por alguns dias no Algarve e possivelmente nas Caldas da Rainha e ainda uma passagem (ou várias) por Sintra.

24.7.10

Inception

The beginning of something, such as an undertaking; a commencement.

21.7.10

Programa Cultural

Não deixar escapar a exposição de Joan Miró no Centro Cultural Palácio do Egipto em Oeiras até ao dia 26 de Setembro. Para mais informações aqui fica o link:

20.7.10

Ainda longe de queimar os últimos cartuchos

No ano passado por esta altura já estava mais ou menos de férias, tirando uma ou outra reunião ou vigilância de exames. Este ano o serviço vai esticar-se até ao dia 30 de Julho. Divido-me entre as aulas dos ADs na FMDUL e o serviço de formação de turmas na escola. Estou cansada e ansiosa por uns dias de férias. A colocação para o próximo ano lectivo ainda é uma grande incógnita. Não há meio de colocarem a funcionar a aplicação para a manifestação de preferências. Infelizmente tive horário reduzido neste ano lectivo, de outro modo teria sido possível a renovação de contrato nesta escola. Paciência.

Numa nota mais positiva (ou melhor, kafkiana) devo referir que Hard-boiled Wonderland and the End of the World é muito bom! As referências da cultura ocidental mescladas com aspectos da cultura Japonesa tornam o livro de Murakami um dos mais interessantes que já li.

18.7.10

Hard-boiled Wonderland and The End of the World

Apesar de toda a tragicidade The Children of Húrin é uma narrativa que não cansa. Gostei. Entretanto peguei em Hard-boiled Wonderland and The End of the World de Haruki Murakami do qual estou a gostar muito. O livro é absolutamente surrealista. Imaginem a possibilidade de se viver num mundo no qual se pode retirar o som, inclusive a voz das pessoas, ou num mundo em que as sombras nos são retiradas, nesse mesmo mundo existem pessoas que lêem sonhos antigos. A criatividade e imaginação de Murakami são algo de verdadeiramente prodigioso. De Murakami li anteriormente Sputnik Sweetheart. Como gostei muito desse decidi aventurar-me e ler mais do autor. Tenho também para ler brevemente Kafka à Beira Mar.

13.7.10

Da importância das línguas estrangeiras

Dei por mim este ano a preparar seis horas de formação de Inglês para o curso pós-laboral de Assistentes Dentários pela segunda vez. A base do guião de apresentação foi a mesma, mas introduzi alguns materiais de apoio, que foram enviados para uma plataforma de ensino à distância. Entre esses materiais incluí o clip que se segue (o anterior excerto do filme Pantera Cor de Rosa foi também material de aprendizagem no âmbito deste curso). O objectivo foi claro: motivar os alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira. :-D


12.7.10

Learning English pronunciation

Para os que têm mais problemas com estas questões da pronúncia, aqui fica um clip que poderá ajudar.




9.7.10

Optimus Alive! 10

Os Faith No More estiveram em grande no dia 8 no Optimus Alive. Irreverentes e energéticos deram um excelente espectáculo que de forma geral não desiludiu. Mike Patton comunicou efusivamente com o público num misto de italiano, castelhano e português com sotaque brasileiro de levar às lágrimas de tão hilariante. Tivemos direito a Evidence cantado parcialmente em português. Para mim o melhor momento da noite foi seguramente Just a Man, ao qual se seguiram os dois encores.

Já passava da meia noite e meia quando os Faith No More pisaram o palco para abrir com Midnight Cowboy. No ano passado em Budapeste o início foi com Reunited. Da set list fizeram parte: Midlife Crisis, Epic, From out of Nowhere, Last Cup of Sorrow, Be Aggressive, The Gentle Art of making Enemies, Easy, Surprise! You're dead!, Ashes to Ashes, The Real Thing, Cucko for Caca e o final surpreendente com C****** Voador, dedicado a Cristiano Ronaldo.

Os Moonspell estiveram bem. Opium, Alma Mater e Vampiria foram alguns dos temas tocados. O som não me pareceu estar no seu melhor. A ex-vocalista dos the Gathering cantou Luna com Fernando Ribeiro. Ainda assisti a boa parte da actuação dos Alice in Chains. Muito bons. Não prestei grande atenção aos Kasabian, que foram, contudo, bastante competentes embora não me pareça que coloca-los entre os Faith No More e os Alice in Chains tenha sido uma boa escolha. Ainda dei um pulinho ao outro palco para ver que tal eram os Florence and the Machine e os The XX. Os primeiros pareceram-me muito originais e com um som bem interessante, os segundos algo repetitivos. Ouvi apenas alguns minutos da actuação de ambos pelo que a minha opinião não é certamente válida.

Na impossibilidade de estar presente hoje dia 9 no Passeio Marítimo de Algés assisti ao concerto dos Mão Morta transmitido em directo pela SIC Radical. Cada vez ganho mais respeito por Adolfo Luxúria Canibal e companheiros e tenho pena de todos aqueles que nunca descobriram nem nunca virão a descobrir uma das nossas bandas mais interessantes.

7.7.10

The Children of Húrin

O livro que me acompanhará nas próximas semanas é The Children of Húrin de J.R.R. Tolkien, editado por Christopher Tolkien (o filho). O livro vai rebuscar histórias anteriores à da trilogia Lord of the Rings e conta as histórias de Túrin e de Niënor, filhos de Húrin. A edição que me ofereceram (da Harper Collins) não é a esplendorosa versão de luxo, que num dos sites que consultei custa acima das 300 libras(!!!), mas é ainda assim uma belíssima edição que contém 8 ilustrações a cores e outras tantas no início de cada capítulo a preto e branco da autoria de Alan Lee. O livro contém ainda árvores genealógicas que já consultei várias vezes (e ainda só vou no início do primeiro capítulo!), índices com nomes organizados alfabeticamente e com uma breve descrição relativa a cada um, notas sobre a pronúncia dos nomes próprios e locais, entre outros anexos igualmente interessantes.

5.7.10

Take this bottle

Warming up for Thursday...


4.7.10

Mercado Medieval de Óbidos

Nesta altura Óbidos enche-se de gente. Há muita animação, excelente gastronomia e peças de artesanato maravilhosas. É um evento a não perder. Até dia 18 de Julho (de quinta-feira a Domingo). Aproveitem!














2.7.10

Just a man

"Man was born to love-
Though often he has sought
Like Icarus, to fly too high-
And far too lonely than he ought
To kiss the sun of east and west
And hold the world at his behest-
To hold the terrible power
To whom only gods are blessed-
But me, I am just a man"


Just a Man - Faith No More