18.1.13

a revolução tecnológica



As tecnologias não têm colaborado na escola secundária. Anda uma pessoa estes anos todos a preparar materiais como sistematizações gramaticais, exercícios e actividades de warm up para depois ter de se cingir quase exclusivamente ao manual escolar... Brevemente pretendo fazer o visionamento de dois filmes e muito possivelmente não irei conseguir. Tem acontecido sempre algum revés: ou as colunas não funcionam ou têm falta de um cabo qualquer, ou os projectores não apanham o sinal, ou o comando do projector anda perdido, ou o portátil não liga, ou se liga depois não desliga... enfim é o caos tecnológico. O resultado é que as aulas têm efectivamente sido menos interessantes do que as que consegui planificar e aplicar nos últimos anos. De todo o modo a qualidade dos alunos também é algo dúbia e por essa razão com ou sem meios tecnológicos os resultados, quer-me parecer, seriam pouco satisfatórios. Salva-se a turma de 10.º, que também tem os seus dias menos bons.

Na básica há um computador para o professor nas salas de aulas mas acontece que ou não existe um painel para onde se projectar (na sala do 6.º projecta-se para o quadro, que é verde escuro!!!) ou havendo o painel não existem estores para cortar o excesso de luz vindo do exterior e conseguir-se assim ver-se em condições o que está a ser projectado. 

Mas há que manter o ânimo: poderiamos nem ter sala de aula e isso sim seria trágico!


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