28.12.13

lutar pela vida

Uma prima minha, poucos anos mais velha do que eu, luta pela sua vida. Foi-lhe detetado cancro de mama há alguns meses. Após a operação aguarda a opinião do médico sobre os tratamentos que se seguem. Uma amiga da minha mãe encontra-se há meses a lutar também pela sua vida. Foi-lhe detetado cancro do intestino há meses e encontra-se a fazer tratamento. Uma tia, um conhecido também lutam pela vida.

Há quem lute também pela vida de outras formas: trabalhando arduamente para conseguir alimentar-se a si e aos filhos, e para conseguir pagar as contas.

A vida é uma luta constante.

E há quem discurse sobre as dificuldades da sua vida por não ter o emprego que deseja e por não poder passar o Natal num hotel de 5 estrelas. Ouvi-o da boca de uma louca na noite de Natal. Uma louca que humilha a mãe aos berros à frente de quem quer que seja, uma louca que desrespeita o irmão mais velho na sua própria casa. E eu cá para mim, a sorrir sem que ninguém me visse, apenas pensei: "querida louca, ainda bem, tens exactamente aquilo que mereces!"

No comments: