O meu contrato chega ao fim, segundo o que consegui apurar hoje, no final deste 2º período de aulas. A colega que tenho estado a substituir apresentar-se-á nessa altura. De princípio ainda faço o 2º teste e preparo as avaliações deste período.
O balanço destes meses tem sido francamente positivo. As turmas são muito boas, no geral o nível de Inglês é muito bom, o comportamento é razoável e a simpatia abunda. Junto ao Currículo a experiência de ter leccionado pela primeira vez Área de Projecto. Noto também uma maior facilidade em gerir a planificação e a sua adaptação aos diferentes grupos-turma.
Esta semana resolvi fazer uma coisa diferente: a apresentação de um item de gramática em powerpoint. Escolhi comparative and superlative forms of adjectives. Passei a tarde de Domingo passado de volta do powerpoint, da Oxford Practice Grammar de John Eastwood e do Google (para seleccionar algumas imagens). A apresentação foi feita em duas turmas e as reacções não poderiam ter sido mais diferentes. Na 1ª turma foi notório o desinteresse de alguns alunos (os mesmos cujo comportamento é sempre alvo de chamadas de atenção ou repreensões da minha parte) ao passo que outros estavam atentos; na 2ª turma não poderia ter corrido melhor: todos atentos, curiosos e inquiridores (por várias vezes fizeram perguntas para esclarecerem dúvidas ou para darem eles próprios exemplos do que estava a ser apresentado e sistematizado) - um verdadeiro espanto! Para a terceira turma, a mais fraca das três, estou a pensar fazer uma adaptação simplificada da apresentação pois de outro modo terão mais dificuldades na compreensão dos conteúdos o que será um factor de desmotivação.
Para mim foi uma experiência nova, pois nunca antes tinha feito uma apresentação de um conteúdo gramatical ou temático em powerpoint na sala de aula e, embora as respostas das duas turmas tenha sido diferente, ficou claro que é uma forma inovadora a ser usada mais vezes, num futuro próximo, em diversas actividades lectivas. É pena é que nem sempre existam tempo e condições para desenvolver actividades usando as novas tecnologias.
O balanço destes meses tem sido francamente positivo. As turmas são muito boas, no geral o nível de Inglês é muito bom, o comportamento é razoável e a simpatia abunda. Junto ao Currículo a experiência de ter leccionado pela primeira vez Área de Projecto. Noto também uma maior facilidade em gerir a planificação e a sua adaptação aos diferentes grupos-turma.
Esta semana resolvi fazer uma coisa diferente: a apresentação de um item de gramática em powerpoint. Escolhi comparative and superlative forms of adjectives. Passei a tarde de Domingo passado de volta do powerpoint, da Oxford Practice Grammar de John Eastwood e do Google (para seleccionar algumas imagens). A apresentação foi feita em duas turmas e as reacções não poderiam ter sido mais diferentes. Na 1ª turma foi notório o desinteresse de alguns alunos (os mesmos cujo comportamento é sempre alvo de chamadas de atenção ou repreensões da minha parte) ao passo que outros estavam atentos; na 2ª turma não poderia ter corrido melhor: todos atentos, curiosos e inquiridores (por várias vezes fizeram perguntas para esclarecerem dúvidas ou para darem eles próprios exemplos do que estava a ser apresentado e sistematizado) - um verdadeiro espanto! Para a terceira turma, a mais fraca das três, estou a pensar fazer uma adaptação simplificada da apresentação pois de outro modo terão mais dificuldades na compreensão dos conteúdos o que será um factor de desmotivação.
Para mim foi uma experiência nova, pois nunca antes tinha feito uma apresentação de um conteúdo gramatical ou temático em powerpoint na sala de aula e, embora as respostas das duas turmas tenha sido diferente, ficou claro que é uma forma inovadora a ser usada mais vezes, num futuro próximo, em diversas actividades lectivas. É pena é que nem sempre existam tempo e condições para desenvolver actividades usando as novas tecnologias.
2 comments:
Que pena acabar já, sobretudo porque pareces gostar bastante das turmas.
Mas já valeu pela experiência, não é?
Sem dúvida! :)
Post a Comment