25.7.07

Update e um pequeno exercício

O volume de conhecimentos tem vindo a aumentar consideravelmente e urge fazer-se uma revisão de conteúdos já leccionados na formação, especialmente porque no final de cada módulo haverá teste.

Embora a matemática tenha vindo a revelar-se divertida está bem visto que ter os meus testes de Russo I do 4º ano à frente ou uns exercícios de matemática vai dar exactamente ao mesmo. Já a Organização das Empresas tem os seus altos e baixos. Não nutro especial interesse pelo meio empresarial, mas concedo que alguns conteúdos sejam bem interessantes. A formadora é óptima e fizémos alguns exercícios que para além do interesse suscitado foram também divertidos. E eu acertei a resposta de um deles! Sinal de que estava atenta e a usar o meu cérebro.

Deixo-vos então esse exercício cuja resposta descobri depois de muito pensar.

O proprietário de um armazém tinha acabado de chegar ao local de trabalho. Estava no seu gabinete quando um funcionário irrompeu pela porta e lhe contou que tinha sonhado que uma das caixas no armazém estava armadilhada e que iria explodir às 14h provocando um grande incêndio.

O patrão céptico acedeu a que se procedessem às investigações e, para tal efeito, chamou a polícia. A bomba foi encontrada, desactivada e foi assim evitada uma grande tragédia.

O patrão, reconhecido, agradeceu ao funcionário, mas logo de seguida despediu-o. O patrão agiu bem.

Pergunta: Porque agiu assim o patrão?

Dica:

- a bomba não foi colocada pelo funcionário


Se quiserem fazer perguntas para obter mais dicas façam apenas perguntas fechadas às quais eu só responda sim ou não na caixa de comentários. Se quiserem avançar com a resposta, então é só escrevê-la no sítio para o efeito. Força, que isto é divertido!

7 comments:

Anonymous said...

Não faço ideia! Mas gostaria imenso de saber a resposta!... :-)
PS: desculpa mas nunca tive jeito para enigmas... e fartei-me de ler os livros da 'Gata Cristina'... mas não aprendi nada... :-)

Madalena said...

Não é q eu tenha pensado muito, mas já pensei um bom bocado e nada...não sei mesmo....tb gostava imenso de saber a resposta, estou super curiosa ;) bjs

Maria Felgueiras said...

Vou dar-vos uma dica para ajudar: o funcionário é segurança no dito armazém.

Se não acertarem com esta ajudinha eu darei a resposta ainda no fds.


Vá lá, toca a puxar pela cabeça!
:D

Vee said...

Ahhh assim torna-se mais fácil! Claro que o vai despedir porque o funcionário não cumpriu com a sua função: a segurança no armazém! Se alguém entrou, invadiu as instalações e colocou a bomba, então o senhor ou estava a dormir ou não estava lá! Eu também o despediria... Right?

Madalena said...

Claro!!! C essa dica já é fácil, s ele é segurança e disse q tinha sonhado é pq estava a dormir em trabalho :D
bjokas :D

deKruella said...

sim...eu também acho...um segurança não pode "sonhar" enquanto está de serviço ;).
Além de que este sonhar...é um tanto ou quanto esquisito...como é que ele sonhou que estava uma caixa armadilhada? Sonhava com o futuro ou abriu os olhos enquanto dormitava, viu a movimentação e mesmo assim nada fez...estaria drogado...do tipo, deitaram um sonifero no café...sendo assim como sonhou ele?
Se abriu os olhos e nada fez que razões o levaram a isso? Não quiz por a sua própria vida em risco ou foi pura perguiça? Se foi para não por a sua própria vida em risco porque esperou que o patrão chegasse e não tomou ele logo as providÊncias com a brigada anti-armadilhas? Não sei...há qualquer coisa mal explicada no sonho do homem...LOL!
O patrão fez muito bem em despedi-lo não só porque dorme em serviço como por se ter tornado suspeito de cumplicidade do crime...digo eu!

Maria Felgueiras said...

He he he

Estou a ver que ficaram todos a matutar na resposta ao problema!

O facto do funcionário ser segurança é uma dica importante, mas só a ficamos a saber se o perguntarmos, pois no problema inicial essa informação não deverá ser dada.

Como o senhor segurança dormiu em serviço o patrão, apesar de reconhecido por se ter evitado uma tragédia, viu-se obrigado a despedi-lo. Era essa a resposta!