5.9.08

Assim divago

Sou mais intransigente e bem menos compreensiva hoje do que há 10 anos. E acho que isso não é bom pois não estou tão atenta às necessidades, dificuldades, carências e vulnerabilidades dos alunos. Por outro lado, constatei já há algum tempo que o prazer de ensinar reduziu drasticamente ao longo dos anos e esta começa a ser uma actividade cada vez mais penosa devido a todas as suas contrariedades: as colocações a meio do 1º período somente para fazer uma substituição. A adaptação, que se quer em tempo relâmpago, a uma nova comunidade escolar. A falta de apoios a todos os níveis. O trabalho que se quer feito muitas vezes sem bases para tal. A incerteza e a insegurança que passaram a fazer uma constante da vida de todos os dias. Mas depois fica sempre uma réstia de esperança quando ao despedir-me de uma das minhas alunas , depois de umas linhas trocadas no MSN, ela dizer-me "Até daqui a 2 semanas!" e eu acreditar que um dia tudo possa vir a ser diferente.


2 comments:

Madalena said...

"Sobre as asas do tempo, a tristeza vai-se embora." (Jean de La Fontaine)
bjs**

Precious said...

Já há muito que constatei que a diminuição da paciência é proporcional ao avançar da idade, por muito que a vida nos tenha sorrido.
Apesar de tudo, é preciso ter alguma fé que as coisas mudam se quisermos e pensamentos positivos para atrair as coisas boas.