11.2.09

Leituras na Dimensão

Decidi obrigar-me a voltar às leituras. Assim tenho-me dedicado, com alguma irregularidade como já seria de esperar, à leitura de The Bedroom Secrets of the Master Chefs de Irvine Welsh - autor que pretendo conhecer melhor depois de ter lido o alucinante Glue, e antes disso, o não menos alucinante, Trainspotting; e Mírgorod de Nikolai Gógol - também pretendo aventurar-me mais nas letras dos grandes autores russos. E, para além destes, quero dedicar-me aos japoneses; a N ofereceu-me pelo Natal Nunca me deixes de Kazuo Ishiguro, do qual li as primeiras duas páginas. Murakami e o seu Sputnik Sweetheart deixaram-me uma forte impressão dos autores contemporâneos japoneses.
Para já ando perfeitamente deliciada com a escrita de Gógol (e, por essa razão os outros dois deverão por enquanto ficar na estante): um estilo rebuscado, a transbordar de adjectivação rica, personagens cómicas e trágicas, superficiais e terrivelmente profundas. A primeira história "Um Casal à Antiga" é maravilhosa, mas ao concluí-la fiquei com uma grande sensação de desalento face à inevitablidade da morte e da mudança. Em suma a efemeridade da vida.

No comments: