9.6.09

Os Portefólios

Resolvi tratar bem de mim e (da colheita de 10 + 5) só trouxe 2 para casa. Os restantes foram todos vistos e avaliados na escola depois das aulas e guardados secretamente no cacifo. Alguns meninos que não entregaram Portefólio em nenhum outro momento ao longo do ano lectivo acharam por bem levar em consideração as minhas recomendações e entregaram-no. Outros optaram pela coerência absoluta (se não apresentaram Portefólio no 1º, nem no 2º período não tinham nada de o apresentar no 3º período. Ponto final!) E eu agradeço porque é menos trabalho que me calha, a bem dizer. E significa isto que terei mais tempo de descanso nestes dois dias de feriado que se avizinham.

No geral, posso afirmar que até me encontro satisfeita pois os Portefólios vistos e avaliados até à data estão todos positivos, havendo uns quantos muito bons. As fichas de trabalho estão lá, os testes e respectivas correções também, a ficha do horário escolar, na sua maioria, foi também incluída; há uns quantos que explicam as razões pelas quais incluem estes ou aqueles materiais. Uns fazem conclusões reflectindo sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo na disciplina de Inglês. Alguns incluem também as suas escolhas pessoais: letras de canções, anedotas, entrevistas e fotos de músicos e actores. Os mais criativos desenharam letras e imagens em folhas que serviram como separadores.

Espero, depois de tanta insistência da minha parte para a elaboração do Portefólio, que as crianças percebam por fim que ficam com um documento que lhes permitirá avaliar a sua progressão na aprendizagem do Inglês e que no próximo ano poderão recorrer a esse mesmo documento caso necessitem de consultar e rever alguma matéria.

Mas foi duro, muito duro.

Fico agora com mais disponibilidade para continuar a construção do meu próprio Portefólio.

4 comments:

Precious said...

Mais um aninho e endireitavas mesmo os moços.

Maria Felgueiras said...

Também gosto de pensar que mais um aninho com eles e haveria de haver muitas melhorias... mas a minha sanidade mental já se encontra de momento tão afectada que temo seria totalmente destruída se tivesse de aturar aqueles miúdos mais um ano lectivo. Mas posso dar-me por relativamente satisfeita pois apesar do caos registou-se claramente uma melhoria geral no comportamento e aproveitamento das duas turmas do 7.º.

Vee said...

É sempre no 7.º ano que eles são "desbastados". O nosso problema é que estávamos habituadas ao secundário e, de há uns anos a esta parte, tem-nos calhado o 3.º ciclo. Não notas isso também? Para mim, o ano passado foi a minha estreia. Trabalhámos com o portefólio (acho que era o mesmo manual que o teu). Esforço inglório, digo-te. Tirando dois ou três em cento e tal, não conseguem perceber a sua utilidade.

Maria Felgueiras said...

Isso é verdade: estávamos habituadas ao secundário. Embora dois anos após o estágio me tenham calhado uma turma de 8.º e duas de 9.º e há dois anos três de 9.º e no ano passado uma de 7.º e duas de 8.º. Mas efectivamente esta dose dupla de 7.º ano foi um teste à minha paciência e capacidade de resistência, que a serem postas à prova desta forma não irão resistir por muito tempo!

E é também verdade que na sua maioria os alunos não percebem a utilidade nem a função do Portefólio. É mais uma frustração a acrescentar à lista...