25.8.09

Viena

A ida a Viena foi um sonho tornado realidade. Desde que me recordo que desejava visitar a cidade, percorrer as suas ruas e perder-me nos seus museus. A aventura começou na Kéleti Pályaudvar onde apanhámos o comboio directo para Wien Westbahnhof. Uma viagem de 2h58m que se fez sem um minuto de tédio. O bilhete ida e volta custou-nos 8800 florins (ou seja 32 euros! Sim, só!) com direito a viajar em todos os transportes no centro de Viena nas primeiras 48h da nossa estadia. Ficámos hospedados no Hotel Praterstern, a duas estações de metro do centro da cidade (distância que se faz perfeitamente a pé também!), um local simples, mas confortável e asseado e, mais importante, não muito caro. Em Viena é possível fazer refeições por menos de 10 euros! Aproveitem, por exemplo, os menus por volta dos 6,50 euros em alguns dos restaurantes do Bairro dos Museus. E não se passa fome!

Viena é encantadora, bela, requintada. Aqui ficam as fotos:



Fachada da Stephansdom. A necessitar de uma boa limpeza (trabalhos que estavam a decorrer) mas demonstrando toda a sua beleza.


A Karlskirche. Onde quer que eu vislumbrasse uma cúpula dizia: "É a Karlskirche!" Por fim lá a conseguimos encontrar!



O Parlamento. Com muita classe.



A Rathaus. Esta é a Neues Rathaus (que é como quem diz Nova Câmara Municipal).



A Ópera. Só admirada por fora, mas por diversas ocasiões.



O Burgtheater. Única foto do dito. Estava também a ser alvo de limpeza e reconstrução, ou melhor re-qualificação. Ou seja, estavam a fazer-lhe umas obras!



O Hofburg.
Ao avistar a cúpula gritei emocionada: "É a Karlskirche!" :D



A Schwarzbergplatz com o Hochstrahlbrunnen, monumento comemorativo da libertação da cidade pelo exército vermelho e onde tirei foto a um turista russo a seu pedido.



O Belvedere Superior, onde se encontra a maior colecção de obras de Klimt, que eu não consegui visitar! Vi apenas alguns quadros no excelente Leopold Museum (post para mais tarde). As bichas não arredavam pé e eu impaciente para fotografar o palácio. Acabei por tirar a foto com as ditas a decorar o cenário.



O Palácio de Schönbrunn. Foram 4 ou 5 horas lá passadas! Parte da máquina fotográfica ficou no Gloriette!


Um dos belos edifícios modernos da cidade que em nada a desfiguram.

8 comments:

Sophie said...

Que me ameaces com a Holanda... Budapeste, Castelos, Lagos, Ilhas e afins... Tudo bem, e até gosto de ler os teus relatos... Um dia lá irei e tirarei as minhas próprias conclusões... Mas VIENA?!!! Viena!!!! Ó meuzzz deuzzzzes.... Q'inveja!!!!!

Só tenho um reparo: não foste à opera?! Sacrilégio!!! :-D

Ainda bem que te divertiste. ;-)

Maria Felgueiras said...

Acredita, com muita pena não vi a Ópera por dentro nem assisti a nenhum espectáculo. Mas pelo menos visitei a Ópera de Budapeste!

Assisti apenas a um espectáculo integrado no Film Festival, que estava a decorrer naqueles dias, ao pé da Câmara Municipal. Consistia no visionamento de filmes e de especáctulos. Eu fui no dia da Carmina Burana! :D

Quando fores a Viena vais amar a cidade! Tu ainda por cima com a tua formação musical! :)

Noiva Judia said...

Mais uma que ainda falta no curriculo... Da Áustria conheço Salzburgo e Innsbruck, pois como ficam perto de Munique dei lá um pulinho no ano passado. E adorei, mas não têm a imponência de Viena.

Precious said...

Ora, uma das cidades mais imponentes da Europa e também uma das mais caras. É preciso um certo know-how para evitar cair na mais profunda pobreza.
Mas é uma cidade com carisma, por isso, perdoamos-lhe ;)

Pff said...

Viena, pois... Viena! Há umas certas bolas que fazem sucesso estrondoso por estas bandas. Acho que tenho de repor o stock... ;)

Maria Felgueiras said...

Noiva,

Quem me dera a mim visitar nos próximos anos todas essas cidades que já visitaste! :)



Precious,

Passei pouco tempo em Viena mas pelo que pude verificar não a achei muito mais cara do que Lisboa, por exemplo. De qualquer modo a vantagem é a enorme variedade que a cidade oferece e claro há sempre que fazer escolhas. Um espectáculo na Ópera deve ser maravilhoso mas não será coisa decerto para a minha bolsa!

Maria Felgueiras said...

Mr Pff,

Por aqui as bolinhas do Mozart têm-se aguentado bem porque são racionadas! A vantagem também é a família ser mais reduzida! :D E os Arpad fazem sucesso também?

Pff said...

Ui! Desses então já só resta a caixa! Nem bem os cheguei a provar. Tanto quanto sei foram apreciados, mas não chegam aos pés do nosso amigo M.Já no que diz respeito às caixas não encontro distinção: amplamente apreciadas e ambas com o mesmo destinatário final.