24.9.09

Feeling Good

Têm sido dias muito trabalhosos estes que marcaram o meu início de ano lectivo. Com algum esforço consigo conciliar as aulas dos Assistentes Dentários, mas isso implica andar a correr literalmente de um lado para o outro. Mas qual a novidade? Tem sido assim também nos outros anos. O que interessa é organizar-me e saber gerir o meu tempo fora dos locais de trabalho o melhor possível.

Após quase duas semanas já tenho algumas impressões dos novos alunos. O 7.º ano é uma turma curiosa, são muito vivos e espertos e, para meu espanto(!), educados q.b. De um modo geral têm bons conhecimentos de Inglês. Há, contudo, alguns que não conseguem estar calados e sossegados um minuto que seja! Mas puxa-se do chicote e tudo entra nos eixos.

A turma do 10.º ano, a maior em número de alunos, é composta por um grupo de miúdos que também me parecem espertíssimos, com boas bases de Inglês mas muito faladores. Felizmente é possível trabalhar com eles, mas, reconheço que com algum custo. São miúdos que precisam de aulas que constituam uma surpresa e um desafio constante para se manterem interessados. Para minha alegria é possível dar a aula (quase) toda na língua inglesa. Recorro pontualmente ao Português para explicar algo que não estejam a entender, para reforçar instruções ou para dar uma reprimenda. Apesar de um ou outro mais atrevidote são miúdos que parecem ter recebido educação em casa - o que já vai sendo raro...

As turmas de 11.º ano são muito diferentes uma da outra mas ambas cativantes. Parecem-me miúdos motivados e de uma forma geral aplicados. Numa turma são mais laid back. Gostam de Muse! E adoraram o exercício de listening com Feeling Good que coloquei no teste de diagnóstico. Na outra turma são mais "complicadinhos", em especial as meninas.

Veremos o que se desenvolverá a partir daqui. Por enquanto, parecem-me existir os ingredientes para um ano lectivo muito mais positivo do que o ano anterior. Assim espero. É que nestes dias tenho notado que estou a re-descobrir o prazer de ensinar. E isso, só por si, já é muito positivo.

2 comments:

Precious said...

Fico contente por saber que os teus meninos não são selvagens como os do ano passado.
Já irrequietos e faladores, parece que seria um milagre encontrares uma turma sem elementos com essas características. Já o serem educados me espanta muito, vê lá tu.

Maria Felgueiras said...

Entro nesta nova escola e sinto-me logo num ambiente diferente sem hostilidade. Agora compreendo efectivamente o stress terrível em que vivi no passado ano lectivo.

De um modo geral, sim, são educados. Há um ou outro com menos maneiras e mais atrevido, mas não encontrei - pelo menos até à data - nenhum tão insolente e mal-formado como os que tive no ano passado nas turmas de 7.º ano.

Esperemos que não venha a ter (más) surpresas! Estou muito necessitada de um ano lectivo positivo!