7.9.09

happiness

Perante a pergunta "are you happy?" eu não soube o que responder. A pergunta foi reformulada: "are you content?" E ainda assim eu não soube bem o que responder. Embora a maior parte das pessoas ache que a felicidade não existe e que apenas existem momentos de felicidade eu sou de outra opinião. Acho que a felicidade existe e de forma permanente; nós é que estamos sempre tão embrenhados nos nossos problemas, nas nossas misérias, nas nossas depressões que deixamos tudo o resto escapar-se. Eu não me considero propriamente infeliz (tenho demasiadas coisas boas na minha vida para tal), mas também não me considero propriamente feliz, por isso talvez, de uma forma geral, "content" seja a designação adequada. I'm content. Mas sinto-me feliz muitas vezes. Por isso , talvez, lá no fundo, eu até seja uma pessoa feliz. Mas na verdade não sei. Eu já vos tinha dito que sou Peixes? Normalmente não temos certezas!

4 comments:

Precious said...

A questão está bem posta.
Mas eu estou com aquelas pessoas que acham que a felicidade é uma coisa absoluta e extrema e, por isso, não há felicidade contínua, apenas momentos de felicidade. O que não nos impede de estarmos "content" ou satisfeitos com as coisas boas que temos na nossa vida.
Acho que feliz, mesmo feliz, ninguém é, nesta sociedade agora exige-se demasiado para alguém se considerar feliz. Basta que falte uma pequena coisa, para a pessoa não atingir o pleno e considerar que é infeliz.

Maria Felgueiras said...

Isso então leva-nos a outra questão: nós "achamos" que somos felizes ou não, nunca saberemos se o "somos" efectivamente. Podemos até sê-lo e não o sabermos reconhecer. E se formos a ver bem as coisas muitas vezes o que faz a nossa infelicidade são coisas absolutamente supérfluas. Por outro lado, apesar de traumas como mortes e doenças, uma pessoa não perde totalmente (salvo raras excepções) a capacidade de sentir-se feliz. Bem, isto dava pano para mangas.

Anonymous said...

Fui ver os Blogs mais antigos.
Uma força enorme, que traduz a pinta e garra da pessoa que habitava aquele blog.

Considerei a pintura, mencionada mais abaixo, excelente, by no means too manly, as you stated.
Pelo contrário, pareceu-me que ela projectava ao mesmo tempo melancolia e esperança. Talvez por ser um homem, vi ali a figura duma mulher forte e com alma.

Estar contente será, talvez, algo só possível para alguém que consegue agarrar ao peito o orvalho de um segundo, vivido com alma.
E, parece-me, é bem capaz de seguir assim, estrada fora.

Não pinto mas publico, por vezes , critica de arte. Não, não sou um artista plástico, longe disso.

Passarei mais vezes pela porta deste blog. Gostaria de voltar a entrar.

1 ks

Lobo

From your older, yet vibrant, blog:

I got rather disappointed at this one. I struggled with the colours for months and still didn't get what I expected. Also I wanted a softer body and this one is too solid, too manly. Well it's been worth for the painting exercise. Or so I hope. :)
Posted by velvetsatine

Maria Felgueiras said...

Bem-vindo, Lobo! E obrigada pelo comentário. É sempre bom receber feedback do que se diz e faz.

Critica de arte? Alguma consideração a fazer sobre o que viste dos museus que visitei recentemente? Suponho que já tenhas visitado muitas e belas galerias de arte!

A princípio não sabia a que pintura te referias, mas agora acho que já sei! É curioso que tenhas lá ido espreitar.

As portas da Dimensão estão sempre abertas. Volta.

Bjs