12.3.10

a deseducação à portuguesa...

Os alunos deste ano são melhorzinhos do que os do ano passado. Contudo, tenho vindo a saber, através de colegas, de histórias, no mínimo, surreais.

Vejamos: um aluno, depois da professora ter insistido para tirar o caderno e fazer o registo do TPC saíu da sala a gritar-lhe: "Eu disse-te que não escrevia nada, cabra de merda!" (e não escreveu). Outro, depois de ter sido chamada a funcionária para o levar para o gabinete de Gestão de Conflitos por ter atirado papéis para o chão e se recusar a apanha-los disse a bom tom: "A professora é uma mentirosa. Foi ela quem atirou os papéis ao chão". Outro colega corroborou a sua versão dos acontecimentos. Um dos meus alunos ameaçou de morte uma das minhas colegas (o menino inclusivé fez apanágio dos canivetes que transporta na mochila). No primeiro período ouvi a história também de um aluno, a quem os pais não lavaram a boca com suficiente sabão, que em plena aula e depois de o professor lhe ter dado uma qualquer instrução gritou algo como "Vai para o caralho!" ou "Vai-te foder!"

Na verdade eu interrogo-me sobre muitas coisas e o que eu gostaria de saber é se será digno termos na sala de aula alunos destes? Será nossa função respeitar gente assim? Será nossa missão aturar esta canalha cujos pais não se sabe muito bem o que andam o fazer. Porque, desculpem-me, por muito ocupados que os pais andem, por muito difícil que a vida seja, há algo que é fundamental e que não custa dinheiro: boa educação e respeito pelos outros.

Ninguém ficará surpreso, portanto, com a notícia, avançada ontem nos jornais nacionais, sobre o suicídio de um professor, que entre certamente outros horrores era maltrado pelos alunos de uma das suas turmas - segundo parece o 9.º B - por altura do Carnaval.

(não há quem açoite estas criancinhas?)

7 comments:

deKruella said...

Pelo que parece...isto vai de mal a pior :( :(

Espero sinceramente que o meu filhote não se torne num desses gandulhos...mal educados!

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Episódios ao nível dos que descreves e dos que têm aparecido na imprensa não são exclusivo de agora. Tudo isto vi eu há mais de 10 anos nas escolas por onde passei, uma das quais considerada das "melhores" públicas a nível nacional.
Não havia os meios de hoje de fazer ver para crer mas as coisas aconteciam.
Não desvalorizo de forma alguma o problema, mas acho curioso como subitamente tudo se move em torno de um assunto que durante anos não mereceu qualquer importância.
Mais vale tarde que nunca

Unknown said...

Por exemplo, episódios deste género presenciei eu vários. Este apenas se tornou um escândalo porque, nos dias hoje, pode ser gravado e tornado público.

Maria Felgueiras said...

Miss Kruella, o teu rebento tem a sorte de ter uma mãe atenta e que lhe dá educação e transmite valores. :-)

Maria Felgueiras said...

Diogo,

De facto a tua escola deveria estar muito à frente no que concerne a má educação. Nos meus 13anos de experiência de ensino nunca assisti a cenas como a do vídeo nem nunca a vivi. Todos os alunos a quem pedi para me entregar o telemóvel na aula, entregaram. Por vezes foi preciso repetir mais do que uma vez. Outras foi preciso gritar mais alto do que o costume, mas todos entregaram. Caso um dia um se resolva a não o entregar tem bom remédio: é expulso da aula com participação disciplinar. O aluno que se recuse a cumprir uma instrução ou ordem de um professor só pode esperar ter naturalmente uma sanção disciplinar.

Unknown said...

Nesses tempos os professores tinham, aparentemente, medo de mandar os meninos (filhos de colegas, do gerente bancário, whatever) para a rua.
Tal como esta do telemóvel, segundo consta, só participou o "incidente" depois do video ter vindo a público.