7.7.10

The Children of Húrin

O livro que me acompanhará nas próximas semanas é The Children of Húrin de J.R.R. Tolkien, editado por Christopher Tolkien (o filho). O livro vai rebuscar histórias anteriores à da trilogia Lord of the Rings e conta as histórias de Túrin e de Niënor, filhos de Húrin. A edição que me ofereceram (da Harper Collins) não é a esplendorosa versão de luxo, que num dos sites que consultei custa acima das 300 libras(!!!), mas é ainda assim uma belíssima edição que contém 8 ilustrações a cores e outras tantas no início de cada capítulo a preto e branco da autoria de Alan Lee. O livro contém ainda árvores genealógicas que já consultei várias vezes (e ainda só vou no início do primeiro capítulo!), índices com nomes organizados alfabeticamente e com uma breve descrição relativa a cada um, notas sobre a pronúncia dos nomes próprios e locais, entre outros anexos igualmente interessantes.

2 comments:

Precious said...

Sou grande fã do Senhor dos Anéis, mas este ainda não tenho. Este não é um dos póstumos? Talvez seja por isso que não me cheguei à frente.

Maria Felgueiras said...

Sim, é. É editado pelo filho. Eu só li mesmo o Lord of the Rings (tenho um volume lindo com a trilogia que me foi oferecido por colegas na faculdade) e li o de Hobbit (também oferecido por colegas na faculdade) que emprestei e ao qual nunca mais pus a vista em cima. Os escritos deste The Children of Húrin estavam inacabados. Cristopher Tolkien, o filho, depois de organizar uma série de papelada resolveu então editar a história - isto significa que o volume em si não é 100% criação de J.R.R. Tolkien.