29.11.12



Houve alturas em que fiquei realmente afetada pelo silêncio de pessoas com as quais me relacionava. Com o tempo e com os diferentes relacionamentos que fui tendo comecei a perceber esse tipo de atitude: a de nos remetermos ao silêncio; e comecei a compreender que de facto poderá ser, por vezes, uma boa resposta. Eu própria, nos últimos anos, usei do silêncio como resposta em algumas situações menos simpáticas. 

Nem a propósito li, algures na net, que o silêncio é uma boa forma de evitar problemas e chatices e ainda agora tropecei nesta imagem. E foi então que pensei para com os meus botões que desta vez não poderia continuar a ignorar o tópico e que tinha de quebrar o silêncio. 

Sim. Por vezes o silêncio é a melhor resposta. Pode denotar falta de respeito para com o outro, que aguarda uma resposta, pode denotar falta de interesse e até mesmo desprezo. Ou pode simplesmente revelar incapacidade da pessoa de expressar oralmente o que sente. Afinal, nem todos são hábeis com as palavras. Seja de que modo for o silêncio está efetivamente carregado de significado. Contudo, como tudo na vida deve ser bem doseado. É preferível o silêncio a dizermos algo de que nos venhamos a arrepender. É preferível o silêncio a proferirmos palavras injustas que magoem outra pessoa. Outras vezes, no entanto, há que ter a coragem de pôr o silêncio de parte e passar a fazer uso das palavras de modo a comunicar com o outro.

Se nos aplicam o tratamento do silêncio não devemos nunca ficar susceptíveis a tal procedimento pois em qualquer outra altura com essa ou outras pessoas teremos sido nós, ou seremos, a usar do silêncio como uma arma para arruinar ou salvar uma relação.

No comments: