7.12.12

...

O dia foi de contrastes. A caminho da escola fui surpreendida com o facto de os carros não terem permissão de circular na marginal. Acabei por dar umas voltas tentando perceber como apanharia a A5 na direção de Cascais - foi a primeiríssima vez! Consegui chegar a tempo da aula, que felizmente correu bastante bem. A turma de 10.º tem um conjunto de alunos afáveis, simpáticos, motivados e trabalhadores o que ajuda a proporcionar bons momentos na sala de aula.

A aula do 11.º foi tudo o que já se poderia esperar. Trata-se da minha turma mais complicada constituída por um grupo de alunos muito heterogéneo que alimentam alguns conflitos entre si, a juntar a isto uma elevada dose de desmotivação e comportamentos infantis para alunos do secundário. Como se tudo isto já não fosse o suficiente para ter uma má aula o videoprojetor não funcionava, e descobrimos depois que o problema residia no meu portátil e por essa razão fomos requisitar um portátil da escola (o que me obrigou a copiar os ficheiros para uma pen que terá possivelmente ficado inutilizada por causa dos vírus que habitam os portáteis escolares). As colunas que a funcionária me garantira, minutos antes da aula, que funcionavam muito bem, permitiam apenas ouvir um som muito baixo de uma delas. 

A aula planeada para hoje dividia-se em duas partes: uma era o visionamento do episódio 4 da série 1 do The Office UK; preparei uma apresentação powerpoint para o efeito e tudo com atividades de lead-in e pós-visionamento. A segunda parte deveria ser a apresentação de alguns dados biográficos do autor Jeffrey Archer, do qual vamos ler a short-story À La Carte brevemente. 

O plano de aula foi todo arruinadao, perdi metade da aula a tentar fazer com que o material funcionasse com trocas e tentativas. Quando finalmente lá consegui com a ajuda de dois dos alunos pôr tudo a funcionar os restantes estavam impossíveis de aturar.

Lá acabamos, após um sermão, que agora bem pensadas as coisas eu poderia ter evitado, por ver o episódio quase na íntegra. Parte da turma mostrou-se interessada e achou divertido, a outra parte portou-se como de costume com a atitude do "I don't give a fuck"

De volta a casa o trânsito estava a ser direcionado para o Alto da Barra pois a circulação na marginal continuava impedida. Após um desgastante pára/arranca lá consegui chegar a casa onde me encontro na companhia da gata que está aqui deitada ao lado do computador, dando-me volta e meia uma marradinha nas mãos para receber os mimos a que tem direito.


No comments: