24.7.13

Misfits - um novo conceito de super-herói

Fiquei fã da série britânica Misfits. Concluí o visionamento das duas primeiras temporadas e estou curiosa em saber como serão as seguintes. A série apresenta uma nova perspectiva do conceito de super-herói na pele dos jovens Alisha, Kelly, Simon, Curtis e Nathan, que após uma violenta tempestade, desenvolveram super-poderes. O interessante é a forma como estes jovens utilizam os seus poderes; enquanto  adolescentes imaturos sem qualquer tipo de responsabilidades não existe inicialmente um propósito muito claro para a utilização dos poderes, mas no decorrer da história os jovens vêem-se forçados a usar cada qual o seu poder específico para poderem livrar-se de situações perigosas e imprevistas.

A série está repleta de cenas ousadas e linguagem forte. Afinal o ambiente retratado é o de jovens sem rumo e entregues a si próprios. A evolução das personagens é interessante e há em todos os episódios algumas cenas muito bem conseguidas com um toque de humor negro. Outro aspecto interessante é o de se irem descobrindo a pouco e pouco outras personagens, também envolvidas na tempestade, que acabaram por desenvolver super-poderes. Há toda uma panóplia de super-poderes: há quem ande sobre água como Jesus, há quem se tele-transporte, há quem consiga controlar todo e qualquer produto lácteo, há quem consiga curar pessoas doentes e assim por diante. Só por estes exemplos se pode confirmar a variedade de super-poderes existentes na série, que alteraram as vidas dessas pessoas assim como a forma como se relacionam. São heróis modernos, muito diferentes da concepção de herói a que estamos habituados, mas não deixam de o ser. 

Ao longo das várias temporadas houve saídas e entradas de actores, o que é uma pena porque o grupo inicial era francamente bom. O Channel 4 vai fazer uma quinta temporada que será também a temporada final.

No comments: