28.3.15

Cá se fazem, cá se pagam

"Será?" - pergunto eu.

Tenho ouvido várias vezes "O karma é tramado" e outras variantes. Não sei se acredite. Mas recentemente dei por mim a pensar que até pode ser. 

Na sua maioria as pessoas acham sempre que elas próprias agem sempre bem e que os outros é que são o problema. Os outros é que não foram simpáticos, os outros é que não compreenderam, os outros é que eram uns chatos, e assim por diante. Esquecem-se, contudo, que por vezes elas próprias são os outros e cometem exactamente as mesmas faltas de que acusam "os outros", mas nunca o admitem.

Eu sei que cometo várias falhas. Sei que ao longo da minha vida já fui incorrecta e agi mal em relação a algumas pessoas. Não dou a outra face quando me dão um estalo; tenho, sim, tendência para reagir a qualquer ofensa que me façam da pior forma possível. Mas reconheço-o e estou longe de me orgulhar de tal comportamento. Felizmente, tenho melhorado a minha atitude e o que percebi é que me chateio menos e não ser agressiva ou incorrecta para os outros é de facto bom.

É deixar fluir. A vida, mais tarde ou mais cedo, encarrega-se de nos dar as lições de que precisamos. Coloca-nos no caminho obstáculos, provações e pessoas que trazem sempre algo novo, de mau ou de bom.

Uma pessoa que tem tendência a desprezar o afecto que alguém lhe dá, ou deu, pode um dia vir a estar na posição de desprezado. Confirmei isso ainda recentemente. E pensei: "Karma really is a bitch." Confesso, sem me orgulhar disso, que com um sorriso nos lábios.

No comments: