25.3.15

Leitura e Escrita de mãos dadas

Hoje foi dia de dar um saltinho à "minha" escola para visitar os meus excelentes colegas e alunos. É sempre bom ser bem recebida e acarinhada por gente tão boa. E sabe bem receber abraços apertados bem sentidos. 

Tenho muitas saudades dos bons dias que lá passei. Tenho saudades do ritmo intenso e alucinante de trabalho que é característico daquela casa. Tenho saudades de chegar exausta ao fim do dia mas com aquela sensação tão boa de dever cumprido e de dia bem passado. Tenho saudades das aulas que nunca foram um espaço de stresse ou de mal estar; muito pelo contrário, reinou sempre a boa disposição e a descontração, com um ou outro caso pontual menos descontraído. Ainda hoje dois alunos do 10.º ano me disseram que sentem saudades da descontração das aulas de inglês. Tudo muda. Temos de nos habituar. Eu e eles. 

Após a minha visita, dei um salto ao pub e dividi o tempo entre a leitura do livro "As Notícias - Um Manual de Utilização" de Alain de Botton e a escrita do meu caderno pessoal.


Este é um ano dedicado à leitura e à escrita. Além do blogue mantenho o hábito diário de escrever à mão em cadernos. Este é o terceiro este ano e comprei-o no Museu Thyssen em Madrid. Tem sido uma boa prática. Resolvi no início do ano fazer um exercício ao qual decidi chamar exercício de auto-crítica ou de auto-reflexão. Tem dado bons frutos, mas nem sempre é fácil confrontarmo-nos com a escrita de aspectos menos simpáticos sobre nós próprios. Para que o exercício resulte é imperativo sermos totalmente honestos e escrever, escrever, escrever sem qualquer tipo de auto-censura ou restrição.





No comments: