1.9.15

"You're not you"

O título em português é "Ponto de viragem". É pena que tanto se perca na tradução, embora exista a relação do ponto de viragem na vida das várias personagens, em especial na vida de Bec, genialmente interpretada pela muito talentosa Emmy Rossum, a Fiona Gallagher de "Shameless" (versão USA). Uma jovem que anda à deriva, à procura de um rumo, apanhada numa espiral de auto-destruição. No fundo, Bec não sabe ser boa para si mesma. E é isso que ela aprende quando é contratada para cuidar de Kate, magnificamente interpretada por Hilary Swank, uma mulher de sucesso, tanto a nível profissional como pessoal; uma mulher a quem nada parece faltar, com uma vida equilibrada e com abundância que vê tudo desabar ao ser-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica. 

Bec aprende a cuidar de Kate e tenta suprir-lhe todas as faltas. Bec grita no lugar de Kate quando esta, já num estado avançado da sua doença degenerativa, não o consegue fazer. Existe uma força na relação entre as duas mulheres que vai além da amizade. Há um amor, uma entrega, uma partilha, que certamente poucos seres humanos irão alguma vez sentir nas suas vidas. 

No final, quando Kate pede a Bec para a deixar, Bec volta e fica presente no momento mais duro e terrível, o da morte de Kate. E é aí que finalmente percebemos a força intensa dessa jovem sem rumo. Estar presente no momento derradeiro é possivelmente das acções mais nobres que um ser humano pode ter por outro; não deixar alguém só no momento da sua morte é algo que muito poucas pessoas estão dispostas a fazer ou que conseguirão fazer.


No comments: