5.9.06

Carmina Burana

Uma das minhas composições musicais preferidas, em especial a parte O Fortuna, composta por Carl Orff em 1935-36, tem como base 24 poemas de uma colecção de poesia medieval que se crê ter sido escrita no início do século XIII. A primeira vez que a ouvi foi no filme Excalibur (um dos meus preferidos) de John Boorman. A pesquisa na Wikipedia forneceu-me um rol de informação interessantíssima nomeadamente o facto de na palavra Carmina ser a primeira sílaba acentuada e não a segunda como normalmente se julga.

3 comments:

Eo said...

Já estou a ver que há duas gerações de fans de O Fortuna, os do filme Excalibur e a geração à qual eu pertenço, a do célebre anúncio do Old Spice.
Para sempre no meu imaginário esta música ficará ligada a um mar revolto enquanto um veleiro luta contra as ondas.

(Acho que foi daqui que nasceu a minha tara pelo Almirante Nelson mas isso já é outra história :))

Maria Felgueiras said...

Exactamente! Também me recordo bem do anúncio do Old Spice. :)

Essa tara pelo Lord Nelson é que tem de ser melhor explicada um dia destes. LOL

Eo said...

lol
ok ok