26.9.06

Recordações da adolescência III



Flatliners também realizado por Joel Schumacher (e também parte da minha colecção VHS) é o filme que marcou possivelmente o fim da minha adolescência. As experiências de quase-morte, levadas a cabo por um grupo de estudantes de medicina, levantam algumas questões interessantes éticas, morais e filosóficas em relação à morte e a forma como cada um a interpreta. Cada personagem é levada a lidar com os seus fantasmas e passados traumáticos, sendo também interessante a questão da expiação de pecados que ocorre durante o período de quase-morte das experiências dos jovens estudantes. No fundo, o filme é um exercício de reflexão, ainda que superficial, perante a eterna questão da vida para além da morte.

4 comments:

Dorka said...

Na altura quando vi o filme, tambem gostei muito. Caso querias ler sobre "near to death experiences" - nao se como se diz em portugues - recomendo-te os livros de Raymond A. Moody, especialmente Life after life (http://www.lifeafterlife.com/). Gostei do homem, perque e um medico, nao mistura espiritualismo falso com factos.

Maria Felgueiras said...

Obrigada pela referência. Aliás, eu julgo que já em conversas anteriores me falaste nesse médico e no livro dele.

***

Dorka said...

Depois se fores ler diz-me a tua opiniao.

Maria Felgueiras said...

Assim farei. :)