28.11.06

Altruísmo com boa dose de Calculismo

Sou uma trabalhadora exemplar. E o Sr Sócrates, se me conhecesse pessoalmente, iria adorar-me. Passo a explicar-me.

O horário que me foi atribuído é de 11h. Ou seja, atribuíram-me somente as horas da componente lectiva da colega que estou a substituir. As restantes horas da componente não lectiva encontram-se de momento numa Dimensão qualquer que ainda não se sabe muito bem qual seja. Dessa componente não lectiva existe um bloco de 45 minutos de um Apoio de Inglês a uma aluna de uma das turmas com Necessidades Educativas Especiais. Hoje a menina perguntou-me se seria eu a dar-lhe o Apoio. Eu não sabia. Disse-lhe que iria expôr a situação no C.E. dado que essa hora não existia no meu horário. "Ah, pois e tal, essa hora é da componente não lectiva por isso não ta podemos dar. Se ficasses com ela não poderíamos pagar-te." Eu disse que não seria situação que me agradasse muito trabalhar mais uma hora sem me ser paga. Mas depois, na sala dos Profs, pus-me a pensar e, ao falar com a DT da turma da aluna do Apoio, percebi que talvez pudesse dar a hora de Apoio.

Não fico mais pobre por trabalhar essa hora sem me ser paga e também não iria ficar muito mais ricar se me fosse paga; a aluna não será prejudicada (e tratando-se de uma menina com problemas muito graves só beneficiará se eu lhe der o Apoio, pois poderei trabalhar individualmente com ela o que for dado nas aulas da turma; com outro colega o trabalho poderia ser bom mas poderia haver sempre uma lacuna ou outra em relação ao que fosse leccionado nas aulas); por outro lado, e pensando em termos mais práticos, não se sabe ainda como irão decorrer as colocações nos próximos anos - fala-se da autonomia das escolas na contratação de professores e, se assim for e se eu conseguir deixar uma boa impressão, quem sabe não poderá no futuro vir a surgir um horário na escola e eu venha a ser contratada por ter feito um bom trabalho? Ainda que tal não venha a acontecer, resta-me a satisfação de ter prestado apoio a uma aluna que dele necessitava e a qual sei, por informações que me foram transmitidas, é muito empenhada, interessada e esforçada.

Pronto, sou um bom exemplo (altruísta e calculista q.b.), bem sei. :-D Mas a verdade também é que gosto muito do que faço.

4 comments:

Anonymous said...

Vais para o céu, o que já não é nada mau. ;)
O que não se faz neste país para não pagar mais um pouco de dinheiro?

Muse said...

e houvessem mais como tu!!!

Parabéns!

Maria Felgueiras said...

Thanks :)))

Dorka said...

so me apetece deixar um beijinho por aquilo que es... alturista e bem sincera :)