2.11.06

Aulas de Inglês para o 1º Ciclo

A confusão e o desespero são tantos que existem anúncios assim e assim. Quem estiver interessado contacte em primeiro lugar com o Ministério da Educação para confirmar se o tempo de serviço conta efectivamente para termos de candidatura a Concurso Nacional. No ano passado garantiram-me que não contava; este ano uma amiga informou-se junto do CAE e foi-lhe dito que o tempo de serviço não contava para efeitos de concurso. A mim ainda me resta confirmar novamente esta questão pessoalmente.

O Ministério da Educação já pegava nos professores excedentários de Inglês (que não são segundo o Primeiro Ministro professores, apenas andam a brincar aos concursos) e colocava-os devidamente nas escolas públicas do 1º ciclo a leccionar com o profissionalismo que se pretende a língua inglesa. Esta tarefa continua a caber aos Institutos de Línguas em parceria com as autarquias que para além de professores profissionalizados estão também a colocar pessoas que não têm qualquer habilitação para o ensino. Mas pelos vistos uma formação de 3 horas por dia por uma semana ou menos parece habilitar as pessoas ao ensino de uma língua estrangeira (isto só mesmo num país como Portugal...).

Outro problema que se prende com a questão das aulas de Inglês ao 1º ciclo são os ordenados prometidos de 12 euros/ hora que se verifica depois serem metade disso; os recibos verdes; a falta de organização de alguns Institutos que nem um plano curricular têm (nesta altura do ano lectivo não se admite!); a necessidade de ter de se trabalhar em 2 ou 3 escolas para se conseguir um horário de 9h ou 12h, obrigando ao deslocamente em viatura própria.

Se o objectivo da disciplina de Inglês no 1º Ciclo é preparar os alunos para os anos seguintes com vista ao sucesso na disciplina não estou bem a ver como isso há-de funcionar com um sistema, que por sistema, é caótico e sem ponta de profissionalismo.

2 comments:

Anonymous said...

Aplaudo de pé, amiga!

Maria Felgueiras said...

Infelizmente, sabes bem do que estou a falar, né?

Bjs