13.11.06

Stripped

Stripped do álbum de originais Black Celebration de 1986 é um dos temas do meu top + pessoal. Os Rammstein, como será do conhecimento da maioria, têm uma excelente versão da música dos Depeche Mode. O vídeo que a acompanha foi considerado estrondosamente polémico pois apresenta-nos imagens realizadas por Leni Riefenstahl (se não estou em erro pertencem ao filme Olympia de 1936 sobre os Jogos Olímpicos). A associação de Riefenstahl ao Nacional Socialismo é também conhecida, sendo também por isso que muitas pessoas têm (erradamente) associado os Rammstein ao nazismo.

O convite de hoje é o visionamento do videoclip dos Rammstein e logo de seguida, se assim o desejarem, clicarem no que se segue - o videoclip da versão original pelos Depeche Mode.


Stripped - RAMMSTEIN


Stripped - DEPECHE MODE

12 comments:

Precious said...

Não podia deixar de comentar um post sobre a minha banda preferida.
Sim, as imagens do vídeo dos Rammstein são retiradas do Olympia da Leni Riefenstahl. É uma obra encomendada pelo Nacional-socialismo e nela a cineasta inventa a maioria das técnicas usadas ainda hoje na filmagem de eventos desportivos.
Têm uma conotação fortemente nazi, visto a senhora ser apoiante de Hitler, mas ela até dá muito destaque no filme ao herói negro americano Jesse Owens. Dizem as más línguas que ela interessava-se era pela estética do corpo, não pela raça ou cor do sujeito retratado (e se assim era, fazia ela muito bem).
Não é dos meus vídeos preferidos e considero-o um erro táctico dos Rammstein porque vieram dar que falar pelos motivos errados e, se calhar, perderam gente pelo caminho.
Não é por isto que os rapazes são nazis, nem os vejo assim. Quem sabe alemão, sabe que não há qualquer referência política nas letras (excepto o Links que pode indicar que os rapazes até são de esquerda, mas a referência é tão subtil que não se sabe bem).
De qualquer maneira, um excelente cover de um original também muito bom. Tenho, contudo, de confessar que o cover me agrada mais...

Maria Felgueiras said...

Dizem as más línguas que ela interessava-se era pela estética do corpo, não pela raça ou cor do sujeito retratado

Num documentário que vi em tempos focavam esse aspecto. Contudo julgo que o trabalho dela ao serviço do Reich não deixa sombras de dúvidas para uma apoiante ao regime nazi. Eu nem sei muito bem se mts pessoas saberiam o que estavam a apoiar na altura, mas adiante...

Quanto à escolha destas imagens para fazer o clip não encontro nenhuma correspondência entre as imagens e a música em si, pelo que para mim é mais um daqueles clips sem qualquer significado. E, sim, tb julgo ter-se tratado de um erro táctico, não só pq possivelmente perderam possíveis admiradores, mas pela imagem q acabaram por passar e pelas qual são muitas vezes conotados.

Não prefiro ao original mas é qt Mas isso por meras razões afectivas hehehe) a mim tão boa quanto o original.

Muse said...

Provavelmente escolheram as imagens pq o vocalista dos Rammstein foi nadador olimpico pela ex-RDA penso eu de que!!! ;p

Os Rammstein tb são uma das minhas bandas de eleição, então ao vivo são fabulosos...

e por falar em ao vivo, ouvi dizer que eles vinham cá ao Porto tocar na noite de fim de ano... tenho q descobrir se é verdade e onde será, talvez no Hardclub

Precious said...

Acho que a escolha do vídeo foi uma jogada calculada da banda. Falem mal, mas falem de mim. O facto é que se falou muito deles nessa altura (até aqui em Portugal onde em 1998 não eram muito conhecidos).
Não concordo contigo, Satine, quando dizes que as imagens não têm correspondência com a música. Eles escolheram quase só imagens de corpos desnudados e lembra-te do culto do corpo do nacional-socialismo. Tem mais lógica que outros vídeos deles (por exemplo o Sonne é sobre um pugilista ucraniano, e aparece... a Branca de Neve).

Muse, não só o Till foi nadador da RDA, como o Richard fazia luta livre, mas não me parece que fosse por causa do desporto que isto foi escolhido. Senão havia outras imagens bem menos polémicas a usar.
Essa novidade do final de ano é agradável, mas deve ser boato. Contudo, vou ficar atenta. Se souberes de mais alguma coisa, podes avisar aqui ou pela Satine? Obrigada ;)

Maria Felgueiras said...

Miss Precious,

Mas lá está: o facto de o vídeo conter em si imagens de corpos nús não chega, a meu ver, para haver uma correspondência ou analogia com a música. A carga erótica existe porque os corpos são belos, etc, mas a letra da música não se resume ao erótico do nú; vai mais além. Por isso não me parece que imagens de nús no contexto olímpico possam transmitir as emoções de Stripped.

E se bem que o culto do corpo pelo nacional socialismo seja mais do que evidente nas imagens da Riefenstahl, Stripped é sobre o culto do amor erótico. Pelo menos sempre foi assim que entendi a letra. :)

Maria Felgueiras said...

Se isso for verdade, Muse, no Porto são uns sortudos! :-D

Muse said...

eu pensava q tu eras aqui do Porto, por ver aquela frame q tens onde passa as fotos de pessoas q desapareceram e lá dizer Porto XXI, pensei q eras daqui!!

Maria Felgueiras said...

Ahh! Mas não, sou dos arredores de Lisboa. :-)

Muse said...

tb ja morei nos arredores de lx... linda-a-velha

Maria Felgueiras said...

Não é muito longe de onde moro: Paço de Arcos. :)

No Porto estive muito poucas vezes, com grande pena minha. Gostei muito do pouco que vi por aí. :-)

Muse said...

o Porto é lindo...é mm caso de paixão!!! :)

a minha irmã vive em Paço de Arcos ;p

ainda ai estive no dia 10 de outubro!

Maria Felgueiras said...

LOL Que coincidência brutal! :-D