28.12.06

Porque gosto do Natal

Não consigo entender as pessoas que acham que a quadra natalícia é uma seca ou uma época de cinismo e hipocrisia e que andam por aí todas stressadas. Esses sentimentos passam-me todos ao lado. Cá em casa o Natal é sempre tranquilo e passado em muito boa companhia.

Não há stresses nas compras de Natal porque trato disso atempadamente e normalmente tenho uma ideia do que vou oferecer. Acontece por vezes ir sondando os amigos e familiares em relação ao que gostariam de receber como prendas para esta época festiva.

O Natal para mim não é uma obrigação; o comprar prendas ou escrever postais também não. Para mim é uma época em que renovo os laços com as pessoas que me são próximas e isso é feito com os encontros para almoçar, jantar ou tomar um chá, troca de prendas, envio de postais, etc. Este ano foi um prazer redobrado dado que executei muitas das prendas que ofereci. Cada uma foi pensada a pensar na pessoa em questão. Para o próximo ano já tenho novas ideias para prendas e postais e espero vir a pô-las em prática.

Durante o resto do ano sempre que a carteira e a disponibilidade me permitam também me encontro com os amigos ou ofereço prendas. Mas o Natal tem para mim algo de mágico. Gosto das histórias, das canções da época, das comidas, dos doces tradicionais e dos deliciosos chocolates. Gosto da visita que a M e o L nos fazem na tarde de dia 24. Fico sempre em casa à espera deles e mesmo que não me tenham dito que vão aparecer, eu sei que a qualquer altura da tarde eles aparecem. E bebem um chá ou um café e comem um bocado de arroz doce ou uma rabanada connosco. E é sempre, todas as vezes, um momento especial.

Há dois dias encontrei o irmão de uma amiga e na breve conversa que tivémos ele disse: "Detesto o Natal! É uma época de cinismo!" Eu respondi: "Cabe-nos a nós que não o seja. O Natal só é uma época de cinismo, hipocrisia e consumo desenfreado porque nós (salvo seja!) o fazemos dessa forma."

Atrevam-se a mudar! Passem esta época com aqueles que vos dizem algo. Telefonem a alguém de quem tenham saudades. Enviem um postal escrito. Façam um presente para um amigo. Digam às pessoas o quanto gostam delas, o quanto elas são importantes.

Hoje recebi da D o seu lindo postal de Natal; executado maravilhosamente por ela e com uma mensagem escrita que me tocou profundamente. Atrevam-se a tocar alguém.

2 comments:

Anonymous said...

Dear VS, compreendo e aceito tudo o que dizes, que -suponho- reflecte tudo o que sentes. Eu também já fui assim… Mas entretanto mudei. Para melhor? Para pior? Não sei… Eu acho que perdi sentimentos pelo caminho: já não posso voltar atrás para os recuperar, pelo que só me restar seguir em frente com a esperança que outros ocupem esse lugar vazio.
Mas numa coisa somos parecidas: eu não me limito a esta época para demonstrar que gosto das pessoas, faço-o durante todo o ano! E era assim que deveria ser SEMPRE!

Precious said...

Acho que és perfeitamente livre de gostar do Natal. Quem me dera.
Mas já passei a fase do ódio puro, para apenas ter uma leve melancolia. É uma época que, sem cinismos inspira bons sentimentos e como nós precisamos disso.