16.1.07

Experiências Educativas

Este ano para além de estar a leccionar Inglês ao 9º ano, depois de vários anos a dar apenas Secundário, tenho também Área de Projecto, que se tem vindo a revelar uma boa surpresa. Trabalho, pela primeira vez, com outra colega de outra disciplina dentro da sala de aula e estou a gostar dessa dinâmica. Os alunos gostam da disciplina e trabalham, de um modo geral, autonomamente.

Na semana passada efectuei o primeiro trabalho de grupo, na disciplina de Inglês, com as turmas e surpreendentemente a turma mais fraca foi a que trabalhou melhor. Cumpriram a 1ª fase de preparação com ordem e empenho e na altura de apresentação notou-se segurança e organização, enquanto os outros grupos prestavam atenção. Nas duas turmas com melhores capacidades linguísticas os alunos demoraram mais tempo do que o previsto na fase de preparação, estiveram demasiado "presos" ao registo escrito, esquecendo que o objectivo era desenvolver a oralidade e não a leitura e os outros grupos não adoptaram uma atitude de cooperação, tendo sido várias vezes chamados à atenção.

Tenho novo trabalho de grupo agendado para esta semana mas numa das turmas (a que francamente trabalhou e se portou pior) acabei por desistir da ideia e como penalização pedi-lhes que fizessem a actividade como trabalho de casa individual. Nas outras duas espero que tudo venha a correr bem.

No comments: