15.5.07

Sobre o tema mais badalado da actualidade

Não é meu hábito ver o Prós e Contras. Detesto ver qualquer programa ou debate em que mal conseguimos ouvir o que as pessoas têm a dizer por estarem constantemente a ser interrompidas pelo moderador. Mas ontem ainda vi algumas partes e tenho algumas considerações a fazer.

1 - Levar em conta o que os tablóides ingleses dizem sobre Portugal e sobre a Polícia Judiciária é pura estupidez. É certo que com os seus artigos sensacionalistas possam denegrir a imagem tanto do nosso país como da PJ, mas não podemos dar muito crédito a uma imprensa que maltrata de forma perfeitamente execrável os próprios membros da coroa britânica, que goze descaradamente com os seus jogadores de futebol (lembro-me de Gascoigne que sempre foi bem achincalhado pelos tablóides e mais recentemente Rooney); por isso reforço a minha postura e o meu descrédito relativamente à imprensa sensacionalista britânica. (Ressalve-se no entanto a postura mais séria dos broadsheets).

2 - O outro ponto que me custa a acreditar que custe tanto perceber é o segredo de justiça. Desde quando as investigações policiais são assunto da praça pública? Desde quando a PJ é obrigada a dar a conhecer, à sociedade morbidamente ávida por detalhes sangrentos, pormenores de uma investigação que se quer secreta por questões de segurança da própria vítima, neste caso muito especial a menina desaparecida?

3 - E por último, a Madeleine não é a única criança/pessoa desaparecida em Portugal (com a agravante de este caso em particular de desaparecimento ter sido potenciado pela própria negligência dos progenitores) e é por isso que vos convido a visitar a página de Pessoas Desaparecidas da PJ e que a divulguem tanto quanto possível .


4 comments:

Anonymous said...

VS, nem mais!
Como sabes, já abordei a questão na ‘passerelle’, pelo que ambas temos as ideias BEM definidas quanto ao caso. Enoja-me o sensacionalismo dos tablóides britânicos. Enerva-me a negligência (e um certa sonsice) dos pais. Entendo perfeitamente a postura da Polícia Judiciária.
E já agora, que MORAL tem os britânicos para tanto criticarem Portugal quando no Reino Unido há crianças desaparecidas há anos -anos!!!- e ninguém faz nada?!
Não somos Deus, e mesmo esse não tem poderes… Se assim fosse, não havia crianças desaparecidas!...

Maria Felgueiras said...

Black Cat

Em parte foi o teu post que me inspirou. :)

Precious said...

Fizeste muito bem em publicar este link, uma vez que esta é a única fonte completamente fidedigna em casos de desaparecimentos. Quando se recebem alertas da net, verifica-se aqui primeiro se é uma coisa à séria ou trote.

Maria Felgueiras said...

Exacto, Miss Precious. :)