10.6.07

Shortbus

Por sugestão do D, que já tinha visto o filme, fomos ao King ver Shortbus. Não se trata de uma obra prima, mas ainda assim é um filme com alguns pontos de interesse. Gostei especialmente da maquete da cidade de Nova Iorque a servir de cenário na passagem de cenas: muito artístico!

O filme apresenta-nos um conjunto de personagens em situações (quase) limite do desespero. A insatisfação sexual aliada à insatisfação emocional leva estas personagens a frequentarem o bar underground Shortbus e a entregarem-se a uma busca pela plena satisfação das suas necessidades. Mais do que a promiscuidade física chocou-me a promiscuidade emocional de pessoas que sentimos perdidas, sem rumo definido, numa procura obstinada de sensações e de sentimentos.



SHORTBUS acontece numa Nova Iorque pós 11 de Setembro, onde os ritmos se aceleram a cada segundo que passa. Um filme que aborda, com uma estonteante frontalidade, as novas formas de conciliar o racional com os prazeres da carne e as necessidades imperativas do coração. Uma interessante e franca abordagem à psique humana das novas gerações, no contexto das grandes cidades.

2 comments:

Anonymous said...

VS, antes de mais, tenho uma dúvida… viste “Shortbus” no INDIE??? Se sim, o filme escapou-me! :-) E sendo assim, e tendo em conta a sinopse, não vi mas tenho pena…
No INDIE vi um excelente filme israelita chamado Close To Home – se puderes, vê! O INDIE dá-nos oportunidade de ver autênticas pérolas cinematográficas que de outro modo não veríamos.

Maria Felgueiras said...

BC,

Vi o Shortbus no King na sexta-feira passada. Talvez ainda o consigas apanhar lá esta semana.

Este ano tem sido muito fraco em termos de cinema. Tenho visto pouquíssima coisa e não fui ver nenhuma sessão do Indie deste ano.

Se conseguir apanhar o Close to Home aproveito a tua sugestão e vejo-o.