28.11.07

Who's the boss?

Eu e as crianças estamos naquela fase de tentar determinar quem é que manda na sala de aula. Tenho marcado pontos: dois do 8º ano foram de castigo para a biblioteca fazer uma cópia de um texto, outro do 7º foi enviado para o "Gabinete dos Raspanetes" levar um puxão de orelhas, a turma do 7º ficou de castigo metade do intervalo de 20 minutos a acabar de corrigir um exercício. Tais decisões proporcionaram momentos silenciosos q.b. que me permitiram cumprir o plano de aula. Na próxima semana já saberei se as estratégias e os sermões serviram de algo. Caso contrário lá terei de recorrer a meios mais drásticos.

As crianças não são más de todo (já tive turmas bem mais complicadas) mas isto de dar aulas há vários anos ajuda a ganhar experiência e, portanto, a forma de lidar com elas também se vai alterando. Pela minha parte sou cada vez mais inflexível em determinadas situações. O que noto, muito desgostosa, é a total falta de maneiras que os miúdos têm hoje em dia. Para eles estar em casa, no recreio ou na sala de aula é exactamente o mesmo. Ingrato o papel do professor que tem de lhes fazer ver que na sala de aula o comportamento a adoptar é outro...

3 comments:

Precious said...

Os anjinhos estão a transformar-se em diabinhos? Estão a esticar a corda a ver até onde os deixas ir.
Infelizmente, cada vez mais os pais delegam na escola o papel de educação das crianças, mesmo eram áreas onde são claramente responsáveis.

Maria Felgueiras said...

Os comportamentos em grupo são interessantes. Numa turma de quase 30 alunos a maioria é sossegada e bastam 3 ou 4 (por vezes até mesmo apenas 1) para destabilizar.

Estes anjinhos vão voltar a sê-lo nem que seja a última coisa que eu faça na vida! hehe

No fundo é perfeitamente normal. Eles tentam ver até onde eu os deixo ir. Por ex, passam a vida a pedir para sair mais cedo. E eu aproveitei para lhes dizer que bem podiam deixar de continuar a pedir porque comigo não saiam nem 1 minuto mais cedo!

Madalena said...

Boa!!! Respeitinho, acima de tudo!! Assim vai-te correr tudo sobre rodas...boa sorte..
bjs :)