1.12.07

Palavra de ordem: Reutilizar!

Transcrevo de seguida partes de informação recebida por e-mail.

Quando falamos de resíduos, falamos muitas vezes da necessidade de separar para reciclar. Mas antes de encaminhar para reciclagem aquilo que já não precisa, já pensou que há muitos objectos que poderiam ser reutilizados? O que deixou de ter utilidade para uma pessoa, pode ter interesse para outra. É esta ideia que está na base dos grupos de reutilização que existem na Internet, como o Freecycle ou o Dado.Tricla. Basta registarmo-nos e colocarmos uma mensagem a anunciar o que temos para dar.

Com o mesmo conceito, em instalações do Grupo Desportivo da Mouraria está prestes a abrir ao público um espaço original da responsabilidade do GAIA, o Grupo de Acção e Intervenção Ambiental. Chama-se loja grátis, onde tudo o que está exposto pode ser aproveitado por quem dele precisar.

Reutilizar é dar utilidade a materiais usados, o que poupa recursos naturais e reduz a quantidade de resíduos a tratar, mas também induz poupança. Nesta época de frenesim de compras, a caminho do Natal, talvez valha a pena espreitar o que surge nos grupos de reutilização, e também ver lá em casa se há alguma coisa para dar.

Força e toca a reutilizar!


GRUPOS DE REUTILIZAÇÃO

No comments: