11.12.07

Um tempinho só para mim

Entre as aulas e reunião na escola e a explicação ao fim da tarde tirei um bocadinho para mim. Andei a vasculhar os livros na Feira do Livro, junto à estação de comboios em Algés, e comprei três para oferecer: dois de Mia Couto (Mar Me Quer e O Gato e O Escuro) e o excelente Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto de Mário de Carvalho. Livro que me proporcionou horas de leitura deliciosa para um trabalho em grupo, que nem sempre correu bem mas cujo resultado final foi bastante satisfatório, feito para Teoria da Literatura no 4º ano da Faculdade. De seguida apanhei o comboio rumo ao Cais do Sodré e fui ao pub. (A outra opção era passear pelo Chiado, mas carregada com mochila com o portátil e papelada dentro, mala e lancheira iria ser um passeio demasiado penoso). E que bem que me soube. Bebi um chá preto e tirei a Mrs Dalloway da mochila para me fazer companhia.

... e, com tudo isto, ainda tive tempo de ler um dos livros de Mia Couto. Ficou a curiosidade aguçada para ler mais do autor.

- Os meninos têm medo de mim. Todos têm medo do escuro.
- Os meninos não sabem que o escuro só existe é dentro de nós.
- Não entendo, Dona Gata.
- Dentro de cada um há o seu escuro. E nesse escuro só mora quem lá inventamos. Agora me entende?
- Não estou claro, Dona Gata.
- Não é você que mete medo. Somos nós que enchemos o escuro com nossos medos.



in O Gato e O Escuro, Mia Couto

No comments: