17.1.08

Breve Update

O volume de trabalho começa a crescer. Na Área de Projecto consegui finalmente pôr a trabalhar os grupos que não fizeram nenhum trabalho no 1º período. Parte das técnicas de persuasão consistiu em perguntar-lhes se um dos objectivos deles na vida era manter o Não Satisfaz no final do 2º período. O trabalho sobre os góticos é um dos melhores, assim como o de Moda e Anorexia. Na aula estamos em fase de apresentações orais e uma das batalhas é manter o resto da turma o mais sossegada possível para que o grupo em questão possa apresentar o seu trabalho; tarefa nem sempre conseguida a 100%. Mas a minha voz num tom mais elevado opera verdadeiros milagres e dado que não tenho qualquer problema com as cordas vocais parece que terei de exercitá-las ao máximo com os pequeninos do 7º. Numa batalha travada entre mim e eles é óbvio que nunca poderei deixá-los ganhar!

Ando a tentar cumprir itens da planificação do 1º período dado que os meninos estiveram um mês sem aulas antes da minha colocação. Lá ando eu a fazer ajustes e reajustes à matéria. Esse mês de férias fez muito mal às crianças: a preguiça tomou conta delas e esqueceram por completo que o TPC é uma das formas de consolidação de matéria dada na aula. Um do 8º ano teve o desplante de me dizer que não compreendia porque tinham sempre TPC, o que me fez perguntar-lhe se ele achava que 90 minutos semanais eram suficientes para a aprendizagem de uma língua estrangeira (bem, o Ministério da Educação parece achar suficiente, logo não me custa acreditar que os alunos também). Depois concluí: "Terão sempre TPC. Nem que seja um pequeno exercício!"

O meu trabalho paralelo de explicadora tem-se revelado bastante mais interessante este ano do que no anterior. Só tenho alunos de 10º e 11º - o que para mim é óptimo pois adoro os programas de Inglês do secundário. Tenho também preparado alguns alunos para entrevistas de trabalho, o que me leva a elaborar aulas com conteúdos muito diferentes aos que estou habituada. São essencialmente aulas de conversação nas quais vou também fornecendo algum material escrito de apoio.

Por enquanto estou satisfeita. :)

2 comments:

Precious said...

Pareces, de facto, ocupada. E ainda bem que estás a gostar das tuas ocupações actuais. Isso é tremendamente valioso.

Maria Felgueiras said...

Sem dúvida, Miss P. :)

Muito valioso mesmo!