1.6.08

Nova actualização de leituras

Por entre a elaboração de testes e a correcção de várias fichas de trabalho lá tenho dedicado a atenção aos livros, esses grandes companheiros de muitas horas de viagens suburbanas diárias. Acabei há dias a leitura de Conhecimento do Inferno. Para além de se tratar de uma leitura algo penosa senti-me verdadeiramente desconfortável quando fechei o livro e o guardei. Embora existam passagens perfeitamente geniais do ponto de vista formal perdemo-nos numa narrativa na qual constantemente existe uma alternância de narrador, de cenário e de tempo da acção. Tão depressa António é o psiquatra como passa a ser um doente de psiquiatria. Tão depressa nos encontramos a acompanha-lo na sua viagem do Algarve a Lisboa como nos vemos desamparados em África ou presos à loucura do Miguel Bombarda. Confesso que não fiquei grandemente entusiasmada para, tão cedo, voltar a pegar num livro de Lobo Antunes. Por enquanto, dedicar-me-ei a Todos os Nomes de José Saramago e a uma personagem que já me cativou: o Sr. José.

No comments: