15.8.08

Música no Blog - Muse IV

Nos dois últimos dias tenho ouvido Muse (para não variar) e não deixo de me espantar por dar conta de novos sons e de um verso ou outro de uma canção me chamarem mais a atenção. É fascinante ir-se descobrindo novos sons e sentidos em músicas que já ouvi tantas vezes. Stockholm Syndrome é das minhas preferidas do álbum Absolution. Já estive em tempos para escrever algo em relação à música, faço-o desta vez porque acabei de ver o videoclip, que não conhecia e que achei brilhante.

A Síndrome de Estocolmo, como muitos de vós devem saber, é um estado que pode surgir da relação estabelecida entre reféns e seus sequestradores. Neste estado surge uma relação de empatia e de afectividade apesar da situação traumática vivida pelos reféns. Os especialistas sobre este tipo de assunto explicam tudo muito bem, por isso façam as vossas pesquisas para mais detalhes de informação fiável.

Se pensarmos nesta mesma situação no plano amoroso não deixa de ser interessante reflectir sobre o quantas vezes uma pessoa se encontra refém numa (má) relação mas deixa-se ficar devido à Síndrome de Estocolmo: é difícil deixar aqueles por quem nutrimos sentimentos. A letra da música deixa-nos perceber as várias tentativas de deixar essa relação:

this is the last time I'll abandon you
and this is the last time I'll forget you
I wish I could

Posto isto, ficará ali na barra lateral, por tempo indeterminado, o videoclip dos Muse, que substitui o remix de Enjoy the Silence dos DM.

No comments: