25.11.08

É uma festa!

As participações disciplinares sucedem-se... Na semana passada foram escritas mais 7. Esta semana já vou em 6. Dado que a semana ainda não acabou ainda conto com mais umas quantas até sexta-feira. Mas começo a questionar-me se valerá a pena andar preocupada com o comportamento destes ANORMAIS e a perder tempo com participações disciplinares e, pior ainda(!) a gastar tinta da minha impressora e folhas por mim compradas para as imprimir. Na semana passada imprimi-as todas na escola. Acho que a despesa de tinta e papel deverá caber ao Ministério da Educação.

Na quinta-feira há conselho de turma extraordinário da turma mega anormal e resta saber se servirá de alguma coisa. Isto quando alguns alunos já cumpriram alguns dias de suspensão e continuam a acumular participações disciplinares como se tratasse de algum concurso com um chorudo prémio dá que pensar...

Concluí que neste momento já escrevi mais participações disciplinares, para meu grande horror e espanto, do que em todos os outros anos lectivos no total. Este é definitivamente o meu pior ano de trabalho numa escola oficial. Não possuo nem a paciência nem a inteligência para conseguir lidar com alunos tão desmotivados, inconstantes e mal-criados. Uma aula é uma constante de interrupções devido às situações mais diversas: porque se estão a agredir verbal ou fisicamente, porque alguém se cortou com o x-acto, porque alguém precisa de ir ao WC a meio de uma ficha de avaliação, porque estão a debruçar-se pela janela, porque estão ocupados a discutir uns com os outros. Só não estão ocupados a passar as lições e matérias. Muitos não têm manual escolar. Uns quantos não têm sequer um caderno diário!

Os trabalhos de projecto valem 60% da avaliação e em duas turmas, uma de 23 e outra de 25 eu recebi 7 e 11 trabalhos respectivamente. Isto será normal?

Estes miúdos estão-se literalmente nas tintas. E os pais?


No comments: