7.3.09

Uma breve actualização

Não são férias mas ao menos é um fim-de-semana de dois dias em que dedicarei boa parte do tempo ao trabalho. Double damn! Hoje de manhã já ficou pronto o teste de conclusão do Módulo 1 de uma das meninas do 10º profissional; o teste alternativo para um dos alunos do 2º ano dos Assistentes Dentários e as três participações disciplinares que ainda consegui semear ontem na aula de uma das turmas do 7.º ano; as aulas da próxima semana já estão alinhavadas. Felizmente consegui corrigir , até ontem, as duas turmas de testes desta última semana. Já só me falta preparar algumas acitividades e dois testes para o curso dos A.D.

Anyway... haverá tempo para apreciar a companhia da cara-metade e para estar com a N a percorrer, como de costume, e à semelhança do Ricardo Reis e dos seus inúmeros, as ruas do Chiado e imediações.

E tem havido também tempo, nas minhas, quase intermináveis, viagens de autocarro/comboio/metro diárias para as leituras. Terminei o excelente O Ano da Morte de Ricardo Reis e fiquei a saber que o Álvaro de Campos era um safado! Ricardo Reis não era má pessoa, mas tinha os seus preconceitos. É uma leitura que vale bem a pena; riquíssima em referências literárias, culturais e históricas.

Ontem lancei-me em nova aventura literária. Peguei no Idiota de Dostoiévski. O livro é grande e por isso deverá acompanhar-me ao longo de umas boas semanas. Li poucas páginas e já estou fascinada com a escrita rica e elaborada do autor russo, do qual li, há muitos anos, o extraordinário Crime e Castigo. Qualquer dia dedico-me a outro grande autor russo, o de Guerra e Paz e Ana Karenina.

3 comments:

Precious said...

Tenho cá um Dostoiévski, mas é "O Jogador". Pelo acento, pronuncia-se "dastaiievski" (é a minha nova mania, como as coisas se pronunciam em russo).
Bom fim-de-semana.

Maria Felgueiras said...

hehe É uma bela forma de praticares a pronúncia. Ficas mais atenta aos sons e pronuncia-los melhor.

Nunca li O Jogador (há-de ser uma das minhas leituras no futuro). Aconselho-te vivamente o Crime e Castigo. Aliás, até julgo que devido à tua profissão acharás o livro muito interessante do ponto de vista ético e judicial/jurídico/penal. :)

Obrigada e bom fim-de-semana para ti também!

Precious said...

Hum, mais uma dica para aumentar a pilha? ;)
A verdade é que tenho curiosidade, já vi um documentário sobre o livro e fiquei interessada.