16.5.09

Aquisições Livreiras

As mais recentes foram:

  • o novíssimo The Pleasures and Sorrows of Work de Alain de Botton
  • A(s) Indisciplina(s) na Escola - Compreender para Prevenir de João da Silva Amado e Isabel Pimenta Freire

Estou desejosa de iniciar a leitura de um e outro por razões diversas. A leitura de Diversidade Linguística na Escola Portuguesa está quase no fim. Trata-se de um livro com base num projecto interessantíssimo levado a cabo pelo ILTEC e que me está a alertar para diversas questões linguísticas que se prendem com a aprendizagem de uma língua estrangeira, embora o estudo em si diga respeito à aprendizagem da língua Portuguesa por alunos estrangeiros. Penso no futuro recorrer a alguns exemplos se me calhar nova turma com um número elevado de alunos que entre si e em casa falem essencialmente crioulo cabo-verdiano, mesmo no ensino da língua inglesa.

Felizmente não sou uma daquelas professoras puristas que acha que as aulas de línguas estrangeiras devem sempre ser, custe o que custar (e até mesmo quando temos os alunos de olhos esbugalhados a olhar para nós depois de termos repetido até à exaustão determinadas instruções ou de termos feito todos os números possíveis e imaginários de mímica para nos fazermos entender) na língua alvo. Compreender o funcionamento da língua materna ajuda a compreender o funcionamento de uma língua estrangeira e consequentemente ajuda à aprendizagem da mesma. Estabelecer associações e comparações entre uma e outra podem levar a resultados surpreendentes e profícuos. Mas estou a alongar-me demasiado; isto era tema para outro post.

No comments: