14.5.09

Repetição -> Memorização ->Compreensão -> Conhecimento

Apesar da crença generalizada no Ocidente de que a memorização não conduz à compreensão, a investigação tem provado que as práticas de repetição e memorização podem ser meios de aprofundar e desenvolver a compreensão, constituindo a memorização não um fim em si mesma, mas antes uma primeira fase no processo de aquisição do conhecimento.


in Diversidade Linguística na Escola Portuguesa

Mais do que a obrigatoriedade de cumprir um programa ou um Plano Anual de Actividades existe, a meu ver, a necessidade urgente de trabalhar de forma diferente com estes alunos (por "estes" leia-se "os meus"). Levá-los a recuperar métodos, processos e estratégias básicas: a repetição, as cópias, os resumos, as listas de vocabulário, etc.

Isto porque para a geração techno, e pela minha experiência em sala de aula, o interesse da internet e das novas tecnologias é ver "vídeos fixes de acidentes no youtube". Aquela escola e aqueles alunos são assim uma espécie de Portugal no seu pior.

2 comments:

deKruella said...

Eu comecei por memorizar a tabuada...mais tarde compreendi melhor os múltiplos.

Sou pro memorização...:)

Maria Felgueiras said...

Ora aí estão bons exemplos! :)