22.8.09

O Lago Balaton

A primeira coisa que me ocorre dizer sobre o lago Balaton é que é imenso! Imenso e muito azul, confundindo-se com o céu quando este se encontra azul também e sem nuvens. Partimos de comboio da Déli Pályaudvar (que é como quem diz estação Déli em húngaro) em direcção a Balatonfüred. Aí apanhámos o autocarro até Tihany, que fica localizada numa pequena península do lago. A estadia foi de 3 dias/2 noites na belíssima e muito confortável estalagem Kékliliom, que significa Lírio Azul. No final apetecia ficar mais tempo, mas havia ainda outros destinos por explorar!

Em Tihany, e julgo também que por todas as localidades junto ao lago Balaton, quem tem conhecimentos de alemão safa-se bem caso não domine nem a língua húngara, nem a inglesa. Em grande parte das lojas e praias encontram-se cartazes bilingues em húngaro e alemão e as pessoas no geral sabem essas duas línguas.

O que há para fazer em Tihany? Para além da praia, pode-se visitar a Igreja, o Calvário e Óvár (que significa velho castelo) e onde estão localizadas algumas das mais belas casas que alguma vez vi (há por lá muitas para venda, por isso estejam atentos!). Pode-se também comer muito bem! Lángos, por exemplo! Foi aqui que eu descobri os deliciosos pastéis húngaros: túrós batyu (trouxa de requeijão), mákos patkó (ferradura com papoila) e diós patkó (ferradura com noz). Fiquei viciada! E pode-se também fazer compras em muitas lojas de artesanato local.

A região do lago Balaton é especialmente conhecida pelos bons vinhos (fiquei a saber para minha surpresa que há muitas vinhas na região devido ao seu clima mediterrânico), licores e alfazema.



O lago Balaton


A praia em Tihany


Marina de Balatonfüred


A estalagem Kékliliom em Tihany


A Igreja - ex-libris de Tihany


O Calvário em Tihany


Casa bonita em Óvár - Tihany


Loja de artesanto local em Tihany


4 comments:

Noiva Judia said...

Que paisagens magníficas! Quanto à questão dos vinhos, tinha visto isso num programa do Travel Channel que é o Journey Into Wine, que teve uma edição dedicada aos países de leste. Além da Hungria, parece que na Bulgária e Roménia também se faz bom vinho, devido ao "terroir" semi-mediterrânico.

Maria Felgueiras said...

Vê lá tu, Noiva, que eu desconhecia isso por completo. Quando se pensa em vinho pensa-se logo em Portugal, França e Itália. Mas pelos vistos há outros países "mediterrânicos" (LOL) a produzir bom vinho!

As paisagens são efectivamente magníficas e as fotos ficam muito aquém do real! É uma zona lindíssima!

Precious said...

Esta zona não visitei quando lá estive, mas estou a ver se será algo a considerar numa próxima visita.

Maria Felgueiras said...

Considera pois não ficarás desapontada! A viagem de comboio faz-se bem e não é cara. Podes optar por ficar noutras zonas ao longo do lago. Optar, por exemplo, por ficar logo em Balatonfüred, mas Tihany tem um encanto muito especial e a estadia não foi nada cara a dividir por 3 pessoas.

E ir à praia na Hungria é uma experiência que vale bem a pena! :-D