1.11.09

Desafios

O ambiente na sala de aula este ano é bastante mais interessante do que no ano anterior. Nas turmas a meu cargo existe uma riqueza imensa a nível pessoal, social e cultural. Apesar de alguns mais atrevidos e com menos boas maneiras, o saldo continua a ser positivo por se tratarem de miúdos que me parecem equilibrados e bastante mais saudáveis no que diz respeito ao foro psíquico e mental.

Tenho de me adaptar a novas realidades: um aluno com mobilidade reduzida que se desloca em cadeira de rodas e escreve com a boca, uma aluna com um problema grave diagnosticado de perturbação de desenvolvimento, que se encontra compensada na medida que tem apoio neurológico e psiquiátrico e está a ser medicada. Alunos provenientes de outras culturas. Tenho pela primeira vez alunos da Moldávia, Roménia, China e Macau. E ainda tenho uma boa parte dos países "do costume": Guiné e Brasil.

A sala de aula é, portanto, um local de constante desafio e de descobertas. E, garanto-vos, por vezes aprendo eu mais do que eles. :-)

2 comments:

Precious said...

Eu também me farto de aprender com os meus clientes, muitos são mais crianças que as tuas crianças. Também tento educá-los e é um desafio lidar com eles. Estás a ver, as nossas profissões acabam por ter muito em comum ;)

Folgo por saber que a coisa corre melhor este ano, porque a paz de espírito que advém de lidar com pessoas cooperantes vale ouro.

Maria Felgueiras said...

Ha ha! Nunca imaginei que a advocacia e o ensino tivessem tanto em comum!

Tens absoluta razão: vale ouro, sim! Nada como a sensção de pensar, depois de um dia cansativo de trabalho, que afinal de contas vale a pena. :-)