24.11.12

Leituras no blogue

Nestas últimas semanas confesso que deixei as leituras em banho-maria. Mas hoje não resisti e comprei O Elefante Evapora-se de Haruki Murakami. Tenho gostado de todos os livros que tenho lido dele por se tratarem de narrativas com um toque muito original e personagens envolventes, profundas e humanas. 

Outros livros que tenho no meu cesto de leitura (recentemente comprei um cesto que coloquei na sala com revistas e livros a ler no momento) e em cima da mesa de cabeceira são: Generation A de Douglas Coupland e Pride and Prejudice de Jane Austen

O livro de Coupland, que me estava a agradar muito inicialmente, acabou por se revelar algo aborrecido. Na base da história temos um grupo de pessoas em pontos diferentes do mundo que foram picadas por abelhas. Nada disto parece muito original ou estranho, mas o facto surpreendente é ficarmos a saber que não se viam abelhas no mundo há uns 5 anos. A partir daí há uma série de movimentações para se tentar perceber o aparecimento destas abelhas e as razões pelas quais foram aquelas pessoas picadas e não outras. Parei a leitura no momento em que todos os picados se encontram reunidos numa casa a contarem histórias, por eles inventadas, uns aos outros. O objectivo ainda não o percebi, nem eles tão pouco.

Pride and Prejudice é o segundo livro de Jane Austen que leio. Há uns meses li Sense and Sensibility e tinha já agendada a leitura do título mais famoso da escritora para os meses mais próximos. Li o primeiro capítulo apenas e para já o que posso considerar é que se trata de um livro que retrata muito bem a sociedade e as convenções sociais da época, o que Austen fazia de forma magistral. 

No comments: